Histórias de uma pedagoga para o enfrentamento à gordofobia
Resumo
Resumo : A pesquisa destaca o papel crucial da educação na construção de uma sociedade mais justa, onde práticas pedagógicas inclusivas ultrapassem o discurso e promovam um real acolhimento da diversidade. Discute-se a urgência de formar profissionais da educação capazes de identificar e combater preconceitos, garantindo que crianças e adolescentes, independentemente de seus corpos, se sintam respeitados e valorizados. Ao longo da análise, reflete-se sobre como a gordofobia é normalizada em práticas sociais, desde piadas e comentários disfarçados de "preocupação" até a falta de representatividade em espaços de poder e expressão. Este trabalho busca, portanto, contribuir para o enfrentamento das opressões relacionadas à gordofobia, destacando a importância de uma educação que respeite a pluralidade e incentive a autoestima e o potencial de todos os indivíduos. A metodologia é focada na análise de discursos, narrativas e experiências pessoais para compreender as representações e os impactos da gordofobia em diferentes contextos
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- Pedagogia [626]