• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Impactos do trabalho na formação docente : um estudo no curso de pedagogia na da UFPR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_JUPIRA_RONCAGLIO.pdf (3.310Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Roncaglio, Jupira Tarimá de Carvalho
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho investiga os fatores que influenciam a permanência de trabalhadores-estudantes no ensino superior, com foco no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por meio de uma abordagem mista, que inclui relatos autobiográficos, dados coletados junto a 82 estudantes e revisão bibliográfica, são explorados desafios como a conciliação entre trabalho e estudo, a sobrecarga física e mental, e as barreiras financeiras. Os resultados evidenciam a limitação de participação acadêmica devido a jornadas extensas, deslocamentos e horários inflexíveis, além de apontarem para a necessidade de políticas institucionais que promovam flexibilização curricular, apoio financeiro e suporte psicossocial. Este estudo busca fomentar debates sobre a inclusão e a equidade no ensino superior, contribuindo para a reflexão sobre medidas que assegurem a permanência e o aproveitamento pleno desses estudantes
     
    Abstract : This study investigates the factors influencing the retention of working students in higher education, focusing on the Pedagogy program at the Federal University of Paraná (UFPR). Using a mixed approach that includes autobiographical accounts, data collected from 82 students, and a literature review, the research explores challenges such as balancing work and study, physical and mental overload, and financial barriers. The results highlight limited academic participation due to long working hours, commuting, and inflexible schedules, while emphasizing the need for institutional policies that promote curriculum flexibility, financial support, and psychosocial assistance. This study aims to foster discussions on inclusion and equity in higher education, contributing to reflections on measures that ensure the retention and full engagement of these students
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98084
    Collections
    • Pedagogia [626]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV