• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ler, escrever e ser Kaingang no Paraná : material pedagógico de formação docente e ferramenta de direitos (2010)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_JAQUELINE_SILVA.pdf (7.269Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Silva, Jaqueline da Rocha
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura e o conteúdo do material pedagógico Ler, escrever e ser Kaingang no Paraná (Paraná, 2010), destacando sua relevância como instrumento de apoio essencial para a formação de alfabetizadores indígenas Kaingang que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa reflete sobre como a formação continuada oferecida pelo estado do Paraná aos professores indígenas contribui para assegurar aos estudantes Kaingang uma educação específica, bilíngue e diferenciada, em conformidade com as normativas legais. Metodologicamente, utiliza-se da pesquisa documental para articular as diretrizes da Educação Escolar Indígena (EEI) e contextualizar o material pedagógico em sua dimensão histórica, social e cultural, considerando o contexto de sua produção no âmbito do Programa Paraná Alfabetizado. O embasamento teórico apoia-se em Amaral (2010) e Goulart (2016) para discutir o acesso ao ensino superior pelo povo Kaingang no Paraná, bem como em Ioris (2011) e Ghanem e Abbonizio (2012) para abordar as relações entre diferentes tempos históricos na trajetória dos povos originários. Os resultados indicam que as políticas públicas e ações afirmativas voltadas para a formação de docentes indígenas são fundamentais para garantir uma educação de qualidade ao povo Kaingang. Conclui-se que a produção de estudos como este é relevante para embasar a cobrança de tais políticas por parte do Estado brasileiro, com especial destaque ao estado do Paraná
     
    Abstract : This study aims to analyze the structure and content of the pedagogical material Ler, escrever e ser Kaingang no Paraná (Paraná, 2010), highlighting its relevance as an essential support tool for the training of Kaingang indigenous literacy teachers working in the Youth and Adult Education (EJA) program. The research reflects on how the continuing education provided by the state of Paraná to indigenous teachers contributes to ensuring Kaingang students access to a specific, bilingual, and differentiated education, in accordance with legal guidelines. Methodologically, documentary research is employed to connect the regulations of Indigenous School Education (EEI) and to contextualize the pedagogical material within its historical, social, and cultural dimensions, considering its development under the Paraná Alfabetizado Program. The theoretical framework is based on Amaral (2010) and Goulart (2016) to discuss access to higher education for the Kaingang people in Paraná, as well as on Ioris (2011) and Ghanem and Abbonizio (2012) to explore the relationships between different historical periods in the trajectory of indigenous peoples. The results indicate that public policies and affirmative actions targeting the training of indigenous teachers are essential to ensuring quality education for the Kaingang people. It is concluded that studies like this are important to support demands for such policies from the Brazilian state, particularly in Paraná
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97459
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV