Formação antirracista no curso de pedagogia/UFPR : a irrupção da educação escolar quilombola do Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo analisar a irrupção da Educação Escolar Quilombola enquanto prática antirracista nos processos formativos do Curso de Pedagogia na UFPR. A pesquisa dialoga com quatro estudos desenvolvidos no Colégio Quilombola Diogo Ramos, localizado no quilombo João Surá, estado do Paraná. Foram utilizados como instrumentos da pesquisa a observação participante, o diário de campo, entrevistas com duas egressas do curso de pedagogia e revisão bibliográfica. O trabalho reflete sobre a incorporação de práticas antirracistas no currículo do curso e a experiência da presente autora nas pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Joana de Andrade Abstract : This study aims to analyze the emergence of Quilombola School Education as an antiracist practice in the formative processes of the Pedagogy course at UFPR. The research engages with four studies conducted at the Diogo Ramos Quilombola School, located in the João Surá Quilombo, in the state of Paraná. Data collection instruments included participant observation, field diaries, interviews with two graduates of the Pedagogy course, and a literature review. The work reflects on the incorporation of antiracist practices into the course curriculum and the author's personal experience in research conducted by the Joana de Andrade Group
Collections
- Pedagogia [609]