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    Influência internacional na política educacional brasileira : uma análise do "novo" ensino médio

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    R_M_JULIA_DOORN.pdf (3.838Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Waalwijk van Doorn, Julia van
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente trabalho busca entender o projeto formativo da juventude presente nas recomendações de políticas educacionais do Banco Mundial e presentes na reforma do Ensino Médio proposta por meio da Lei nº 13.415/17. O trabalho consistiu de uma revisão bibliográfica no primeiro e segundo capítulo e de uma análise comparativa no último capítulo. Para tanto, o texto inicia-se traçando um panorama da Lei nº 13.415/2017, apontando os momentos históricos que realizaram esforços similares e tratando das mudanças exatas feitas pela legislação, além de realizar um breve esboço sobre a implantação da reforma. Prossegue-se esclarecendo a atuação do Banco Mundial e de seu histórico, procurando explicitar seu pensamento sobre educação voltada ao Ensino Médio, a partir do aporte teórico da Agenda Globalmente Estruturada para educação. Por último, realizou-se uma análise comparativa, explicitando concepções e direções similares na reforma e em 3 documentos selecionados do Banco Mundial. Observou-se uma aproximação entre os documentos e a lei em 4 eixos: concepções de juventude e educação, incentivo a parcerias público-privadas, integralização do ensino e flexibilização e incentivo ao ensino técnico. Conclui-se que em termos gerais, tanto as recomendações do Banco quanto a reforma do Ensino Médio, caminham para a conformação do Ensino Médio às necessidades do mercado, seja formando trabalhadores nos moldes que busca ou adensando a presença de entidades do setor privado na educação
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97475
    Collections
    • Pedagogia [622]

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