• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Arte e primeira infância : ações educativas em museus de Curitiba como caminho para a democratização cultural

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_JESSICA_BURCOSKI_JULIE_SANTOS.pdf (2.056Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Burcoski, Jéssica Nataline
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa investiga a presença de crianças da primeira infância em museus de arte de Curitiba, destacando o direito das crianças ao acesso aos bens culturais e o papel dos museus na promoção da democratização cultural. Para tanto, foi priorizada a abordagem de pesquisa qualitativa, com realização de pesquisa de campo em museus de arte de Curitiba. A observação e entrevistas foram utilizadas como ferramentas metodológicas. Foram analisados quatro museus – MAC, MON, MusA e MuMA – por meio de entrevistas com profissionais dos setores educativos, visando compreender o acolhimento infantil, a frequência de visitas desse público, as ações educativas voltadas à primeira infância e as estratégias adotadas para tornar a experiência mais enriquecedora. A análise dos dados revela que, apesar do potencial dos museus para promover o acesso à cultura, ainda persistem características elitistas e de acesso restrito, refletindo-se na baixa frequência de crianças pequenas, especialmente quando não há programas específicos para essa faixa etária. Em geral, as visitas das crianças de 0 a 6 anos ocorrem por meio de escolas ou quando os museus se dedicam a esse público, incentivando-o a frequentar o espaço, oferecendo formações sobre a primeira infância para seus profissionais e desenvolvendo programas voltados ao acolhimento dessa faixa etária. Conclui-se, portanto, que, por meio de práticas educativas apropriadas, os museus podem ser vistos como laboratórios de arte, proporcionando à primeira infância a aproximação com a arte. Dessa forma, é fundamental estabelecer uma parceria entre museus e escolas para garantir o direito das crianças ao acesso cultural, além de os museus reconhecerem e explorarem sua capacidade de acolher e atender adequadamente à primeira infância
     
    Abstract : This research investigates the presence of early childhood children in museums art of Curitiba, highlighting children's right to access cultural assets and the role of museums in promoting cultural democratization. A qualitative research approach was prioritized, including field research conducted in Curitiba's art museums. Observation and interviews were used as methodological tools. Four museums — MAC, MON, MusA, and MuMA — were analyzed through interviews with professionals from educational departments to understand child reception, the frequency of visits by this audience, educational actions aimed at early childhood, and strategies adopted to enrich their experience. Data analysis reveals that, despite the potential of museums to promote cultural access, elitist characteristics and restricted access persist, reflected in the low attendance of young children, particularly when no specific programs are designed for this age group. In general, visits by children aged 0 to 6 occur through schools or when museums actively cater to this audience by encouraging them to visit, providing early childhood training for staff, and developing programs focused on welcoming this age group. It is concluded that, through appropriate educational practices, museums can be seen as art laboratories, offering early childhood opportunities to engage with art. Thus, establishing partnerships between museums and schools is crucial to ensuring children's right to cultural access, along with museums recognizing and exploring their potential to adequately accommodate and serve early childhood audiences
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97473
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV