Luz, câmera, mediação : videoaulas de literatura e a formação de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (Brasil)
Resumo
Resumo: A produção de videoaulas pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (Brasil) durante o fechamento das escolas em decorrência da pandemia de covid-19 representou uma resposta emergencial para garantir a continuidade do ensino. Esta pesquisa investiga a efetividade dessas videoaulas de literatura na formação docente, com foco no impacto sobre o desenvolvimento profissional de professoras atuantes em Bibliotecas Escolares e Faróis do Saber. O estudo tem como objetivo descrever as estratégias pedagógicas utilizadas nas videoaulas, diagnosticar sua contribuição para a mediação de leitura e para a ampliação do repertório literário das professoras, além de refletir sobre o impacto desse material na adaptação das práticas pedagógicas no contexto pós-pandêmico. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa e etnográfica, utilizando instrumentos como análise documental, descrição das videoaulas, questionários e entrevistas. Os resultados indicam que, embora inicialmente concebidas para atender a uma necessidade emergencial, as videoaulas se consolidaram como uma ferramenta formativa, fomentando práticas reflexivas, incentivando o contato das professoras com obras literárias variadas e promovendo novas estratégias de mediação da leitura. A pesquisa também problematiza os desafios enfrentados no ensino remoto, como a ausência de interação direta entre professor e aluno e as dificuldades tecnológicas, ao mesmo tempo em que evidencia a relevância das videoaulas para a formação docente contínua. Conclui-se que, além de cumprirem seu papel no contexto do ensino remoto, as videoaulas de literatura configuram-se como um recurso pedagógico valioso, com potencial para integrar políticas públicas voltadas à capacitação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba Abstract: The production of video lessons by the Municipal Department of Education of Curitiba (Brazil) during the closure of schools due to the COVID-19 pandemic represented an emergency response to ensure the continuity of teaching. This research investigates the effectiveness of these literature video lessons in teacher education, focusing on their impact on the professional development of female teachers working in School Libraries and Faróis do Saber (Lighthouses of Knowledge). The study aims to describe the pedagogical strategies used in the video lessons, assess their contribution to reading mediation and to the expansion of teachers’ literary repertoire, and reflect on the impact of this material on the adaptation of pedagogical practices in the post-pandemic context. The adopted methodology is qualitative and ethnographic in nature, using instruments such as document analysis, video lesson descriptions, questionnaires, and interviews. The results indicate that, although initially conceived to meet an emergency need, the video lessons have become a formative tool, fostering reflective practices, encouraging teachers' engagement with a wide range of literary works, and promoting new reading mediation strategies. The research also discusses challenges faced during remote teaching, such as the lack of direct interaction between teacher and student and technological difficulties, while highlighting the relevance of video lessons for ongoing teacher education. It is concluded that, beyond fulfilling their initial role during remote teaching, the literature video lessons have proven to be a valuable pedagogical resource, with the potential to be incorporated into public policies aimed at the continuing professional development of teachers in Curitiba’s Municipal Education Network
Collections
- Teses [459]