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    Protagonismo compartilhado na educação infantil à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo

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    R - T - MARIA DA GLORIA GALEB.pdf (5.571Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Galeb, Maria da Glória
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente tese de doutorado teve por objetivo compreender o protagonismo compartilhado na educação infantil à luz dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo. Esta tese nasceu da observação da pesquisadora de que, apesar dos documentos orientadores para a educação infantil (Brasil, 2009a; 2009b; Brasil, 2018) trazerem a necessidade de revisar concepções e superar visões fragmentadas nesta etapa de educação, permanece no cotidiano das escolas algumas dualidades e disjunções. O referencial teórico utilizado foi pautado em autores da complexidade: Morin (1999; 2000; 2005; 2015; 2017; 2020; 2023); Morin; Ciurana; Motta (2003); Sá (2013, 2015, 2019, 2021); Behrens; Prigol (2019); Mariotti (2010); Martinazzo (2019); Moraes (2019, 2023) na busca de um diálogo com autores da educação infantil: Junqueira Filho (2005, 2016, 2017); Augusto (2013); Barbosa (2007); Formosinho; Oliveira-Formosinho (2019); Pagano (2017). Para responder à questão e os objetivos da tese, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na perspectiva teórica e metodológica da complexidade e utilizada a triangulação de dados (referencial teórico, questionários e entrevistas) apoiada no referencial da complexidade. Os dados foram obtidos por meio de noventa e cinco questionários preenchidos por professoras de educação infantil de escolas municipais de Curitiba e de seis entrevistas semi-estruturadas com professoras dessa amostra. Como resultados da pesquisa identifcamos que na prática existe uma educação dualista: algumas professoras tendem a desenvolver uma educação espontaneísta em que se entende que a criança vai se desenvolver por ela mesma, sem necessitar do adulto ou de interações planejadas; outras, em seus relatos, trazem conceitos e termos de uma educação escolarizante, em que as práticas e concepções do ensino fundamental se sobrepõe à educação infantil. Também ficou evidenciado disjunção entre sujeito e objeto, não compreendendo a criança como um sujeito cognoscente; disjunção da teoria e prática na ação docente no cotidiano escolar; disjunção entre escola e família que se caracteriza pela não participação ou participação passiva da instância família no projeto pedagógico escolar. A presente tese aponta para a necessidade de superação das disjunções, com vistas ao protagonismo compartilhado na educação infantil, por meio de uma docência que alia teoria e prática; que compreenda os campos de experiência como partes necessárias para conhecer o todo (unidade complexa); que planeja de forma transdisciplinar, em uma relação complexa entre os saberes e fazeres docentes, considerando o saber mutidimensional da criança e sua ação para conhecer o mundo; que considera as condições para a experiência (interação, continuidade e diversidade); e que num processo recursivo, faz a articulação entre os saberes e interesses da criança e o patrimônio de conhecimentos. O protagonismo compartilhado é um todo (emergência) organizacional: ele se faz na relação de ação, reflexão, imprevisibilidade e curiosidade da criança (holograma de sua família), mas, também, na ação, reflexão, intencionalidade e planejamento do professor. As características da criança e do professor (imprevisibilidade/intencionalidade; curiosidade/pesquisa e planejamento) não são antagônicas, mas complementares e concorrentes. A concepção de protagonismo compartilhado complexa aponta para a necessidade de crianças, professores e famílias serem reconhecidos como sujeitos cognoscentes, que constroem suas trajetórias de vidas em seus contextos, em um processo complexo, transformando se a si mesmos, aos outros e à sociedade, reconhecidos como artesãos planetários
     
    Abstract: This doctoral thesis aimed to understand shared protagonism in early childhood education in light of the theoretical assumptions of Complex Thinking. This thesis was born from the researcher's observation that, despite the guiding documents for early childhood education (Brasil, 2009a; 2009b; Brasil, 2018) bringing the need to review conceptions and overcome fragmented views at this stage of education, some dualities and disjunctions remain in the daily life of schools. The theoretical framework used was based on authors of complexity: Morin (1999; 2000; 2005; 2015; 2017; 2020; 2023); Morin; Ciurana; Motta (2003); Sá (2013, 2015, 2019, 2021); Behrens; Prigol (2019); Mariotti (2010); Martinazzo (2019); Moraes (2019, 2023) in search of a dialogue with authors of early childhood education: Junqueira Filho (2005, 2016, 2017); Augusto (2013); Barbosa (2007); Formosinho; Oliveira Formosinho (2019); Pagano (2017). To answer the question and objectives of the thesis, a qualitative research was developed from the theoretical and methodological perspective of complexity and used data triangulation (theoretical framework, questionnaires and interviews) supported by the complexity framework. The data were obtained through ninety-five questionnaires completed by early childhood education teachers from municipal schools in Curitiba and six semi-structured interviews with teachers from this sample. As a result of the research, we identified that in practice there is a dualistic education: some teachers tend to develop a spontaneous education in which it is understood that the child will develop by himself, without needing an adult or planned interactions; Others, in their reports, bring concepts and terms of a schooling education, in which the practices and conceptions of elementary school overlap with early childhood education. It was also evident a disjunction between subject and object, not understanding the child as a knowing subject; disjunction of theory and practice in teaching action in the school routine; disjunction between school and family that is characterized by the non-participation or passive participation of the family in the school pedagogical project. This thesis points to the need to overcome disjunctions, with a view to shared protagonism in early childhood education, through teaching that combines theory and practice; that understands the fields of experience as necessary parts to know the whole (complex unity); that plans in a transdisciplinary way, in a complex relationship between the knowledge and teaching practices, considering the multidimensional knowledge of the child and his/her action to know the world; that considers the conditions for experience (interaction, continuity and diversity); and that in a recursive process, articulates the knowledge and interests of the child and the heritage of knowledge. Shared protagonism is an organizational whole (emergence): it is achieved in the relationship of action, reflection, unpredictability and curiosity of the child (hologram of his/her family), but also in the action, reflection, intentionality and planning of the teacher. The characteristics of the child and the teacher (unpredictability/intentionality; curiosity/research and planning) are not antagonistic, but complementary and competing. The complex concept of shared protagonism points to the need for children, teachers and families to be recognized as knowing subjects, who build their life trajectories in their contexts, in a complex process, transforming themselves, others and society, recognized as planetary artisans
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97180
    Collections
    • Teses [459]

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