• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Conselho Estadual de Educação do Paraná : espólio democrático à ditadura civil-militar (1964 - 1971)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - LUCIANA APARECIDA RODRIGUES DE SOUZA.pdf (7.391Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Rodrigues, Luciana Aparecida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese investiga o processo que levou à existência do Conselho Estadual de Educação do Paraná, instituído em 1964, sob prescrição e vigência da LDB 4.024/61, explorando a prosopografia dos conselheiros nomeados, suas estruturas de ação, as temáticas sobre as quais trataram e como se articularam em relação ao tema prevalentemente debatido, o currículo do Ensino Médio, no período entre 1965, início da atuação do colegiado, e julho do 1971, mês que antecedeu a sanção da LDB 5.692/71. Ao fazê-lo, perscruta estratégias, táticas, apropriações e representações imbricadas nesses contextos, ferramentais possibilitados por Michel de Certeau e Roger Chartier, em análise que se debruça sobre atas, anais, artigos de revistas, publicações oficiais, legislações, correspondências e publicações de mídias da capital paranaense dentro contexto pesquisado. Os resultados da pesquisa evidenciam paradoxos e dissonâncias otimizadas pela existência e atuação de um Conselho que, possibilitado por marco legislativo federal promulgado em contexto democrático, foi consolidado e atuou sob vigência da ditadura civil-militar, que recrudescia no país
     
    Abstract: This thesis investigates the process that led to the existence of the Paraná State Education Council, established in 1964, under the prescription and validity of LDB 4.024/61, exploring the prosopography of the appointed councilors, their structures of action, the themes they dealt with and how they articulated themselves in relation to the prevalent theme debated, the High School curriculum, in the period between 1965, when the collegiate body began to act, and July 1971, the month before LDB 5.692/71 was sanctioned. In doing so, it scrutinizes strategies, tactics, appropriations and representations imbricated in these contexts, tools made possible by Michel de Certeau and Roger Chartier, in an analysis that looks at minutes, annals, magazine articles, official publications, legislation, correspondence and media publications from the capital of Paraná within the context researched. The results of the research show paradoxes and dissonances optimized by the existence and performance of a Council that, made possible by a federal legislative framework enacted in a democratic context, was consolidated and operated under the civil-military dictatorship, which was on the rise in the country
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96774
    Collections
    • Teses [449]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV