• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A mobilização de conteúdos de aprendizagem a partir do lúdico : uma caça ao tesouro para licenciandos em química

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ALINE LUBYI.pdf (11.82Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Lubyi, Aline
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A importância crescente dos estudos e estratégias lúdicas é evidente na atualidade, influenciando o contexto educacional em que os estudantes estão inseridos. A expansão das tecnologias digitais e a sua adoção contínua por parte dos discentes enfatizam a necessidade de aproveitar essas ferramentas em prol da educação. Nesse contexto, cabe ao professor uma reflexão sobre sua prática, alinhando-a aos avanços tecnológicos e às demandas dos discentes. Diante destas perspectivas, essa pesquisa buscou analisar de que forma licenciandos em Química, participantes do subprojeto Pibid/Química, mobilizam conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais por meio da atividade lúdica Caça ao Tesouro, bem como a incorporação do lúdico em suas futuras abordagens pedagógicas. Metodologicamente, a pesquisa se enquadra em uma abordagem quali-quantitativa, com objetivo exploratório e pesquisa do tipo intervenção pedagógica. A constituição dos dados ocorreu por meio das observações diretas, a partir de um diário de bordo, questionário com assertivas, que possuem graus na escala Likert de percepção entre 1 e 4, e respostas às indagações presentes na Caça ao Tesouro. Para as interpretações, nas observações, utilizou-se a análise Interpretativa-Construtiva, e no questionário a Análise Estatística via software Statistical Package for the Social Sciences (SPPS). Os resultados sugerem que a Caça ao Tesouro se alinhou às intenções educacionais de dinamicidade, estímulo, crítica e contextualização, reforçando sua natureza como uma atividade lúdica. A análise quantitativa revelou um a de Cronbach de 0,977, demonstrando alta confiabilidade dos dados e uma excelente consistência interna da escala utilizada. Os licenciandos relataram maior motivação ao explorar conteúdos de forma prática e interativa, destacando a efetividade da atividade em conectar conceitos teóricos a aplicações cotidianas. A pesquisa também evidenciou desafios, como a socialização em grupos e compreensões teóricas. Apesar disso, as respostas qualitativas reforçaram a percepção de que a Caça ao Tesouro possibilita uma aprendizagem significativa, colaborativa e criativa. Nas considerações finais, destaca-se a relevância de incentivar práticas lúdicas ao currículo formativo de professores. Atividades como a Caça ao Tesouro não apenas engajam professores em sua formação, como também incentivam a adoção de abordagens pedagógicas inovadoras que podem contribuir para o ensino de Ciências. Sugere-se, para pesquisas futuras, a ampliação do estudo em diferentes contextos educacionais e a análise longitudinal do impacto das atividades lúdicas, na prática docente e no desempenho dos estudantes
     
    Abstract: The growing importance of playful studies and strategies is evident today, influencing the educational context in which students are immersed. The expansion of digital technologies and their continuous adoption by students underscore the need to leverage these tools for education. In this scenario, it is up to teachers to reflect on their practices, aligning them with technological advancements and the demands of their students. This research aimed to analyze how Chemistry undergraduates participating in the Pibid/Chemistry subproject mobilize conceptual, procedural, and attitudinal knowledge through the playful activity Treasure Hunt, as well as they incorporate playfulness into their pedagogical approaches. Methodologically, the research follows a mixed-methods approach with exploratory objective and pedagogical intervention type research. Data collection involved direct observations, based on a logbook, a questionnaire featuring Likert scale assertions ranging from 1 to 4, and responses to the questions embedded in the Treasure Hunt activity. For interpretation, Interpretive-Constructive analysis was applied to the observations, while Statistical Analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software for the questionnaire. The results suggest that the Treasure Hunt aligned with educational intentions of dynamism, stimulation, critique, and contextualization, reinforcing its nature as a playful activity. Quantitative analysis revealed a Cronbach’s alpha of 0.977, indicating high data reliability and excellent internal consistency of the scale used. The undergraduates reported greater motivation when exploring content in a practical and interactive manner, highlighting the activity's effectiveness in connecting theoretical concepts to everyday applications. The research also identified challenges, such as group socialization and theoretical understanding. Despite these, qualitative responses reinforced the perception that the Treasure Hunt enables meaningful, collaborative, and creative learning. In the final considerations, the relevance of incorporating playful practices into the teacher training curriculum is emphasized. Activities like the Treasure Hunt not only engage teachers during their training but also encourage the adoption of innovative pedagogical approaches that can enhance Science education. Future research is suggested to expand the study across different educational contexts and to conduct a longitudinal analysis of the impact of playful methodologies on teaching practices and student performance
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95843
    Collections
    • Dissertações [234]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV