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    Educação ambiental crítica no referencial curricular do novo ensino médio paranaense

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    R - D - THEO DE PAULA CABRAL.pdf (1.725Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Cabral, Theo de Paula
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: É farta a literatura acadêmica sobre as diferentes tendências da Educação Ambiental (EA), seja analisando as concepções e práticas de docentes e discentes, seja realizando estudos que analisam documentos curriculares. Estes têm sido enfáticos em acusar o reducionismo e o silenciamento da EA nos projetos de sociedade operados pela escola brasileira. Inspirada por análises sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esta pesquisa mira o Referencial Curricular do Novo Ensino Médio Paranaense (RC-NEM), e analisa, nele, os espaços/lugares/tempos possíveis para uma Educação Ambiental Crítica. É uma pesquisa qualitativa e documental, de caráter exploratório, que se debruça sobre o RC-NEM como seu objeto de análise. Subsidia, na história da EA e nas teorias curriculares, o entendimento de um projeto de sociedade alternativo e, daí, concebe uma matriz interpretativa para o escrutínio do documento. A partir deste instrumento são identificados, selecionados e unitarizados termos de interesse, em diferentes seções do documento. Nas mais de 1.000 páginas, foram selecionados 269 excertos contendo os radicais ambient e sustent, aos quais se deu destaque. Confirma-se uma tendência pragmática, comportamentalista e reducionista da EA, depositando a esperança de resolução dos problemas ambientais nos indivíduos e coletivos, mas jamais contrapondo o status quo. Em síntese, o espaço para a EA Crítica no RC-NEM, é estreito, porque o documento consente o projeto social e econômico vigente; o lugar é restrito, ao não confirmar a perspectiva inter e transdisciplinar da EA; e o tempo é fragmentado, negligenciando a revisão do passado como forma de avaliar o presente e projetar o futuro. Foi preciso encontrar e descrever as fissuras do documento, identificadas e descritas como vislumbre de uma EA Crítica. Desse modo, ao aprofundar a fundamentação teórica sobre a EA e enfrentar criticamente as políticas curriculares, este trabalho se coloca como contribuição para pesquisadores e professores comprometidos com outro modelo societário
     
    Abstract: The extensive academic literature on Environmental Education (EE) consistently highlights the reductionism and marginalization of EE in both the conceptions and practices of teachers and students, and, more notably, in analyses of curricular documents. Inspired by studies of the National Common Curricular Base (BNCC), this research examines the Referential Curriculum for Paraná State High School (RC NEM) to identify potential spaces, gaps, and opportunities for Critical Environmental Education. Adopting a qualitative, exploratory, and documentary approach, the RC NEM serves as the primary object of analysis. Grounded in the history of EE and curricular theory, the study develops an interpretative framework for document analysis. Using this framework, 269 excerpts containing the terms "environment" and "sustain" were selected from over 1,000 pages for detailed examination. The findings confirm a pragmatic, behaviorist, and reductionist tendency in EE, placing the responsibility for solving environmental problems on individuals and groups without challenging the status quo. In summary, the space for Critical Environmental Education within the RC-NEM is narrow, as the document endorses the prevailing social and economic order; its place is limited by the absence of an inter- and transdisciplinary perspective; and its temporal dimension is fragmented, neglecting the review of the past as a means to assess the present and envision the future. Nevertheless, the study recognized and explored certain fissures in the document that could enable more critical approaches to Environmental Education. By deepening the theoretical foundation of EE and critically engaging with curricular policies, this work contributes to researchers and educators committed to an alternative societal model
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97824
    Collections
    • Dissertações [240]

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