Análise da teoria dos registros de representação semiótica na educação matemática : um mapeamento de pesquisas e tendências no Brasil
Resumo
Resumo: Este estudo teve por objetivo realizar uma análise da abordagem da Teoria dos Registros de Representação Semiótica nos estudos acadêmicos de Educação Matemática realizados no território brasileiro. A meta foi proporcionar um panorama da compreensão atualizada dos padrões, metodologias e resultados associados a essa temática, contribuindo para uma visão detalhada do campo. Para atingir este propósito, foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura, utilizando uma metodologia documental de cunho qualitativo, permitindo a geração de discussões pertinentes nesta área, levando em consideração a natureza fundamental e a finalidade descritiva do estudo. Os dados resultantes do corpus de 294 pesquisas, distribuídas entre teses e dissertações, enfatizando a Análise de Conteúdo, foram estruturados conforme variáveis de localização dos estudos, a fim de constituir informações precisas, sendo submetidos a uma análise qualitativa. Esta análise foi conduzida por meio de um mapeamento geral, considerando aspectos como ano de publicação, nível educacional, conteúdo abordado e região geográfica da instituição de origem. Após a conclusão da pesquisa, os resultados primordiais indicaram uma distribuição quase equânime das investigações entre as regiões sudeste e sul do território brasileiro, e com uma proximidade considerável à região nordeste. Entre os estados, os principais achados se concentram em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. As universidades com maior produção de pesquisas com essa temática são a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Anhanguera, seguidas pela Universidade Federal de Pernambuco e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Quanto às temáticas, as mais desenvolvidas incluem álgebra, aritmética, sistemas numéricos, geometria plana, funções e geometria analítica. Houve uma clara predominância de abordagens teórico-práticas nos níveis de ensino superior, médio e fundamental. À luz da Análise de Conteúdo, percebeu-se a emersão de 4 categorias, que contemplaram aspectos como Ensino e Resolução de Problemas (43,9%, n = 129), Tecnologias Digitais (27,6%, n = 81), Recursos e Livros Didáticos (14,6%, n = 43) e Estilos de Pensamento, Produção e Inclusão (13,9%, n = 41) Abstract: This study aimed to analyze the approach of the Theory of Semiotic Representation Registers in academic studies of Mathematics Education conducted within Brazil. The goal was to provide an updated overview of patterns, methodologies, and outcomes associated with this topic, contributing to a detailed view of the field. To achieve this objective, a Systematic Literature Review was conducted, using a qualitative documentary methodology, which allowed for relevant discussions in this area, considering the fundamental nature and descriptive purpose of the study. Data resulting from a corpus of 294 studies, including theses and dissertations, with an emphasis on Content Analysis, were structured according to study location variables to provide precise information, and were subjected to qualitative analysis. This analysis was carried out through a general mapping, considering aspects such as year of publication, educational level, content covered, and the geographic region of the originating institution. Upon completion of the research, the main results indicated an almost even distribution of studies across the southeast and south regions of Brazil, with a considerable proximity to the northeast region. Among the states, the main findings were concentrated in São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, and Bahia. The universities with the highest production of research on this topic are the Federal University of Santa Maria and Anhanguera University, followed by the Federal University of Pernambuco and the Pontifical Catholic University of São Paulo. As for the topics, the most developed ones include algebra, arithmetic, number systems, plane geometry, functions, and analytic geometry. There was a clear predominance of theoretical-practical approaches at the higher education, secondary, and primary education levels. Through Content Analysis, four categories emerged, covering aspects such as Teaching and Problem Solving (43.9%, n = 129), Digital Technologies (27.6%, n = 81), Resources and Textbooks (14.6%, n = 43), and Styles of Thinking, Production, and Inclusion (13.9%, n = 41)
Collections
- Dissertações [234]