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    As contribuições do desenho universal para aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais

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    R - D - MARLI DE ALMEIDA GIUSTI.pdf (5.399Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Giusti, Marli de Almeida
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, considerando a diversidade dos estudantes e a necessidade de um ensino equitativo. O estudo analisa como o planejamento e a implementação de práticas pedagógicas baseadas nos princípios do DUA podem favorecer a assimilação de conceitos matemáticos essenciais, como números e cálculos aditivos e subtrativos, promovendo maior acessibilidade e equidade na aprendizagem matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e empírica, com abordagem de intervenção pedagógica, realizada em um Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) em Curitiba com estudantes do 2º ao 5º Ano. O referencial teórico fundamenta-se em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), além das contribuições de Piaget, Kamii, Van de Walle que embasaram a compreensão do desenvolvimento cognitivo e lógico matemático, e do Center for Applied Special Technology (CAST), Sebastian Heredero, Pletsch, Góes e Costa, entre outros que forneceram subsídios teóricos e práticas inclusivas com o DUA para promover a acessibilidade e o ensino a todos os estudantes. A produção de dados foi conduzida por meio da observação direta das interações e desempenho dos estudantes durante as atividades propostas, produções dos estudantes, filmagens, fotos, além do registro escrito das observações, impressões e análises das intervenções pedagógicas, que foram planejadas e implementadas com base nos princípios do DUA. O progresso dos estudantes foi analisado por meio de sua participação, engajamento e desempenho matemático na realização das atividades, permitindo verificar os impactos das práticas didáticas utilizadas para a aprendizagem dos conceitos matemáticos trabalhados. A análise dos dados considerou aspectos como o desenvolvimento das habilidades numéricas, o aumento da autonomia e da autoconfiança dos estudantes, bem como a forma como responderam as atividades e as diferentes estratégias de aprendizagens utilizadas. Os resultados evidenciam que o uso de práticas pedagógicas diversificadas, alinhadas aos princípios do DUA, ampliou o acesso e auxiliou a compreensão dos conceitos matemáticos, respeitando o ritmo de aprendizagem e as particularidades de cada estudante. Estratégias essas que incluíram múltiplas formas de engajamento, representação e expressão e que possibilitaram aos estudantes uma maior interação, participação ativa e envolvimento nas atividades matemáticas. A pesquisa mostrou que o DUA, ao proporcionar diferentes formas de mediação e flexibilização no ensino da matemática, contribuiu para favorecer o aprendizado de conceitos matemáticos no grupo trabalhado. A adequação das atividades às necessidades dos estudantes favoreceu a construção do conhecimento matemático e o fortalecimento da autonomia e da motivação para a aprendizagem dos estudantes envolvidos
     
    Abstract: This research investigates the contributions of Universal Design for Learning (UDL) to the development of mathematical thinking in Elementary Education – Early Years, considering student diversity and the need for equitable teaching. The study analyzes how the planning and implementation of pedagogical practices based on UDL principles can facilitate the assimilation of essential mathematical concepts, such as numbers and additive and subtractive calculations, promoting greater accessibility and equity in mathematics learning. This is a qualitative and empirical study with a pedagogical intervention approach, conducted at a Municipal Center for Specialized Educational Services (CMAEE) in Curitiba with students from 2nd to 5th grade. The theoretical framework is based on documents such as the Common National Curriculum Base (BNCC) and the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (PNEEPEI), as well as contributions from Piaget, Kamii, Van de Walle, who supported the understanding of cognitive and logical mathematical development, and from the Center for Applied Special Technology (CAST), Sebastian-Heredero, Pletsch, Góes, and Costa, among others, who provided theoretical and practical foundations for inclusive education through UDL to promote accessibility and learning for all students. Data collection was conducted through direct observation of student interactions and performance during the proposed activities, student productions, recordings, photographs, as well as written records of observations, impressions, and analyses of the pedagogical interventions, which were planned and implemented based on UDL principles. Student progress was analyzed through their participation, engagement, and mathematical performance in the activities, allowing for an assessment of the impact of the teaching practices used in learning the targeted mathematical concepts. The data analysis considered aspects such as the development of numerical skills, the increase in student autonomy and self-confidence, as well as how they responded to activities and the different learning strategies employed. The results highlight that the use of diverse pedagogical practices aligned with UDL principles expanded access and facilitated the understanding of mathematical concepts, respecting each student's learning pace and individual characteristics. These strategies included multiple means of engagement, representation, and expression, enabling students to interact more, actively participate, and engage in mathematical activities. The research demonstrated that UDL, by providing different forms of mediation and flexibility in mathematics teaching, contributed to enhancing the learning of mathematical concepts within the studied group. The adaptation of activities to students' needs fostered the construction of mathematical knowledge and strengthened their autonomy and motivation for learning
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96418
    Collections
    • Dissertações [234]

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