As interfaces entre psicomotricidade e ensino de matemática nos anos iniciais : uma revisão sistemática da literatura
Resumo
Resumo: Tendo como contexto de pesquisa a Educação Básica, o objetivo deste trabalho é realizar uma Revisão Sistemática da Literatura acerca das Interfaces entre a Psicomotricidade e o Ensino de Matemática. Seguindo o protocolo PRISMA, e com base na estratégia PICO, formulou-se a seguinte questão norteadora: Como a literatura acadêmica aborda a relação entre a Psicomotricidade e o Ensino de Matemática? Para respondê-la foi realizado um levantamento na plataforma de pesquisas Google Scholar, contemplando publicações entre 2014 e 2024. A revisão sistemática foi organizada em etapas: definição dos objetivos, formulação da questão norteadora, escolha do protocolo, definição das palavras-chave, análise de títulos duplicados, estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão, extração dos dados e apresentação dos resultados. Após a busca sistemática, 23 trabalhos relevantes foram identificados e disponibilizados para análise. Dentre esses, 11 artigos, 9 dissertações, 1 tese e 2 capítulos de livros foram selecionados para análise aprofundada, conforme a temática de interesse do estudo. A Revisão Sistemática da Literatura revelou que a Psicomotricidade é uma ferramenta eficaz para promover a aprendizagem de conceitos matemáticos, aumentando a motivação dos alunos e tornando o processo de aprendizagem mais interativo e divertido. Além disso, os resultados apontam para novas direções de pesquisa, que buscam explorar a interface entre a Psicomotricidade e o Ensino de Matemática Abstract: With Basic Education as the research context, the objective of this work is to conduct a Systematic Literature Review on the Interfaces between Psychomotricity and Mathematics Teaching. Following the PRISMA protocol and based on the PICO strategy, the following guiding question was formulated: How does the academic literature address the relationship between Psychomotricity and Mathematics Teaching? To answer it, a survey was conducted on the Google Scholar research platform, covering publications between 2014 and 2024. The systematic review was organized into stages: definition of objectives, formulation of the guiding question, protocol choice, definition of keywords, analysis of duplicate titles, establishment of inclusion and exclusion criteria, data extraction, and presentation of results. After the systematic search, 23 relevant studies were identified and made available for analysis. Among these, 11 articles, 9 dissertations, 1 thesis, and 2 book chapters were selected for in-depth analysis, according to the study's thematic interest. The Systematic Literature Review revealed that Psychomotricity is an effective tool for promoting the learning of mathematical concepts, increasing student motivation, and making the learning process more interactive and fun. Furthermore, the results point to new research directions that seek to explore the interface between Psychomotricity and Mathematics Teaching
Collections
- Dissertações [240]