• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As práxis freireanas de prevenção da aids no livro "Estação Carandiru" na perspectiva do ensino de ciências

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - DIEGO NONATO BASTOS DIAS.pdf (1020.Kb)
    Data
    2025
    Autor
    Dias, Diego Nonato Bastos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Nesse estudo, investigou-se como que a pedagogia emancipadora freiriana se materializa nas estratégias de prevenção a AIDS elaboradas e realizadas na Casa de Detenção de São Paulo entre 1989-1999. Sendo estas descritas no livro "Estação Carandiru", cuja autoria é de Drauzio Varella. Tendo essas atividades como objeto de estudo, é válida a seguinte questão problema: essas atividades educativas elaboradas por Drauzio Varella no Carandiru para a prevenção da AIDS podem ser reconhecidas como práxis freiriana em ciências? Para responder essa questão-problema, foi elaborada essa pesquisa sob uma abordagem qualitativa e de natureza documental usando como base teórica as obras de Paulo Freire. A fim de tornar a leitura e obtenção dos resultados no documento "Estação Carandiru" objetiva e replicável, utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Dos resultados obtidos pelas categorias de análise contextuar-ação, dialogar-ação e humanizar-ação e discutidos sob a ótica da práxis freireana, interpreta-se que o contexto histórico-social-material da sociedade prisional do Carandiru teve influência na elaboração das atividades educativas de prevenção da AIDS, pois Drauzio teve curiosidade epistemológica para investigar as principais formas de contaminação pela AIDS no Carandiru a partir do dia a dia dos detentos que tivera contato. Também à de se considerar que Varella não ensinava para as pessoas privadas de liberdade sobre os métodos de prevenção do HIV, mas ensinava com eles, evidenciando assim que o processo educacional era plural, permitia dialogicidade entre educador-educandos, diálogos estes que promoviam humanização material dos detentos. Além disso, para estabelecer mudanças atitudinais significativas, essas atividades educativas tiveram que ser elaboradas e realizadas ao decorrer de 10 anos. E tal continuidade desses processos educativos teve resultados, pois se estabeleceu a percepção de que o consumo de cocaína injetável tinha que ser evitado pelas pessoas privadas de liberdade para reduzir a epidemia da doença na prisão. Porém, o mesmo não se pode aferir com relação à proteção sexual via uso da camisinha devido a provável restrição ao acesso dessa tecnologia para as pessoas privadas de liberdade. Além da restrição, outro fator que prejudicava a implementação das estratégias educativas preventivas contra o HIV era a questão da superlotação, que desumanizava a maioria dos detentos a partir da uniformização-numeração necrófila que ignora suas experiencias, suas vidas humanas individuais, tratando-os como se fossem sub-humanos, tornando-os vulneráveis a infecção devido a falta de perspectiva de possuir vida digna ao fim da pena. Ainda assim, casos como o de Santão, Manga, Edelso, Lula e Perola Byington, que se humanizaram no explicitar das singularidades do seu ser (Santão apoiando Varella no uso das caixas de som nas palestras, Manga compartilhando seus saberes acerca das dinâmicas da prisão, Perola Byington em seu contundente criticar sobre a falta de camisinha), desvelam lapsos de esperançar, de resistência, de agir amalgamado ao refletir em prol do bem plural
     
    Abstract: In this study, it was investigated how Freire's emancipatory pedagogy materializes in the AIDS prevention strategies developed and carried out in the House of Detention of São Paulo between 1989 and 1999. These are described in the book "Estação Carandiru", authored by Drauzio Varella. With these activities as the object of study, the following question-problem is valid: can these educational activities elaborated by Drauzio Varella in Carandiru for the prevention of AIDS be recognized as Freirean praxis in science? To answer this question problem, this research was elaborated under a qualitative approach and of a documentary nature using the works of Paulo Freire as a theoretical basis. In order to make the reading and obtaining of the results in the document "Estação Carandiru" objective and replicable, the methodology of Laurence Bardin's content analysis was used. From the results obtained by the categories of contextual-action, dialogue-action and humanize-action analysis and discussed from the perspective of Freire's praxis, it is interpreted that the historical-social material context of the prison society of Carandiru had an influence on the elaboration of educational activities for AIDS prevention, as Drauzio had an epistemological curiosity to investigate the main forms of AIDS contamination in Carandiru from the daily lives of the inmates he had contact with. It is also considered that Varella did not teach people deprived of liberty about HIV prevention methods, but taught with them, thus showing that the educational process was plural, allowed dialogicity between educator and students, dialogues that allowed material humanization of the inmates. In addition, in order to establish significant attitudinal changes, these educational activities had to be elaborated and carried out over the course of 10 years. And this continuity of these educational processes had results, as the perception was established that the consumption of injectable cocaine had to be avoided by people deprived of liberty in order to reduce the epidemic of the disease in prison. However, the same cannot be assessed in relation to sexual protection via the use of condoms due to the probable restriction on access to this technology for people deprived of liberty. In addition to the restriction, another factor that hindered the implementation of educational-preventive strategies against HIV was the issue of overcrowding, which dehumanized the majority of inmates from the necrophilic standardization-numbering that ignores their experiences, their individual human lives, treating them as if they were sub-human, making them vulnerable to infection due to the lack of perspective of having a dignified life at the end of their sentence. Even so, cases such as that of Santão, Manga, Edelso, Lula and Perola Byington, who humanized themselves in the explicitness of the singularities of their being (Santão supporting Varella in the use of speakers in lectures, Manga sharing his knowledge about the dynamics of prison, Perola Byington in his scathing criticism about the lack of condoms), unveil lapses of hope, of resistance, of acting amalgamated when reflecting on behalf of the plural good
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96852
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV