Educação financeira como estratégia de letramento matemático : uma experiência com estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo: O letramento matemático, compreendido como a capacidade de interpretar, analisar, comunicar e aplicar conhecimentos matemáticos em diferentes contextos sociais, representa um desafio educacional amplamente debatido no campo da Educação Matemática. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo investigar o desenvolvimento do letramento matemático entre estudantes do 4° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de práticas que favoreçam o desenvolvimento de conceitos relacionados à Educação Financeira. A motivação para o estudo surge a partir de desafios observados na prática docente, em que foram identificadas dificuldades significativas dos estudantes na resolução de problemas matemáticos e na compreensão leitora. Esses obstáculos evidenciam a necessidade de estratégias pedagógicas que tornem os conteúdos matemáticos mais acessíveis e conectados ao cotidiano dos estudantes. Nesse sentido, a Educação Financeira se apresenta como uma possibilidade promissora, capaz de estimular o engajamento e ampliar a compreensão ao integrar a matemática a contextos reais, familiares e relevantes. A pesquisa é guiada pela seguinte questão: como a Educação Financeira pode contribuir para o desenvolvimento do letramento matemático de estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para respondê-la, foi realizada uma investigação teórica abordando temas como Socialização Econômica, diferentes concepções de Letramento Matemático e pesquisas sobre a aprendizagem da matemática em contextos escolares e cotidianos. Além disso, considera-se a importância de introduzir a Educação Financeira desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, analisando fatores que influenciam a assimilação de conceitos econômicos pelas crianças. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, estruturada a partir da pesquisa-ação de caráter descritivo. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo, permitindo uma interpretação sistemática das informações coletadas. Os resultados apontam que os estudantes desenvolvem e expressam estratégias para resolver problemas matemáticos de formas diversas, evidenciando diferentes níveis de letramento matemático e reforçando a importância da contextualização dos conteúdos no ensino-aprendizagem Abstract: Mathematical literacy, understood as the ability to interpret, analyze, communicate, and apply mathematical knowledge in different social contexts, represents a widely debated educational challenge in the field of Mathematics Education. In light of this, the aim of this study is to investigate the development of mathematical literacy among 4th-grade students in the early years of Elementary School through practices that promote the development of concepts related to Financial Education. The motivation for this study arises from challenges observed in teaching practice, where significant difficulties were identified among students in solving mathematical problems and in reading comprehension. These obstacles highlight the need for pedagogical strategies that make mathematical content more accessible and connected to the students' daily lives. In this sense, Financial Education emerges as a promising possibility, capable of stimulating engagement and enhancing understanding by integrating mathematics into real, familiar, and relevant contexts. The research is guided by the following question: how can Financial Education contribute to the development of mathematical literacy among 4th-grade students in the early years of Elementary School? To answer this, a theoretical investigation was conducted, addressing topics such as Economic Socialization, different conceptions of Mathematical Literacy, and research on learning mathematics in school and everyday contexts. Additionally, the importance of introducing Financial Education in the early years of Elementary School is considered, analyzing factors that influence children's assimilation of economic concepts. Methodologically, the research adopts a qualitative approach, structured around action research of a descriptive nature. Data analysis was carried out based on Content Analysis, allowing for a systematic interpretation of the collected information. The results indicate that students develop and express strategies to solve mathematical problems in various ways, showing different levels of mathematical literacy and reinforcing the importance of contextualizing content in the teaching-learning process
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