Educação financeira, o que eu tenho a ver com isso? : concepções de estudantes da educação de jovens e adultos
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Data
2025Autor
Siquinele, Viviane Aparecida Assunção
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Resumo: Os comportamentos de consumo manifestados no dia a dia das famílias revelam a necessidade e a importância do trabalho envolvendo a Educação Financeira (EF) nas escolas. Na relação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a EF, os educandos são, ao mesmo tempo, protagonistas e produtos de um processo falho, que envolve tanto hábitos e costumes familiares, quanto o percurso de educação escolar. Esta pesquisa analisou os elementos presentes nas respostas que refletem as concepções de Educação Financeira dos alunos de uma turma da EJA – Fase II, localizada em Araucária - PR. Considerando que, em alguns casos, os estudantes dessa modalidade de ensino são agentes responsáveis pela sua própria organização financeira e de suas famílias, justifica-se a importância de implementar a EF durante as aulas. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa-ação, cujos dados constituídos foram analisados com base na "Análise de Conteúdo", proposta por Bardin. Nos resultados obtidos foram identificadas respostas que remetem às concepções pragmáticas, comportamentais e matemáticas de Educação Financeira. Além disso, foi produzido um material informativo, que foi distribuído e discutido com os envolvidos durante rodas de conversa Abstract: The consumption behaviors manifested in the daily lives of families reveal the need and importance of incorporating Financial Education (FE) in schools. In the relationship between Youth and Adult Education (EJA) and FE, the learners are simultaneously protagonists and products of a flawed process, which involves both family habits and customs, as well as the trajectory of formal schooling. This research analyzed the elements present in the responses that reflect the conceptions of Financial Education among students of an EJA – Phase II class, located in Araucária, Paraná. Considering that, in some cases, students in this mode of education are responsible agents for their own financial organization and that of their families, the importance of implementing FE during classes is justified. Thus, an action research was conducted, and the collected data were analyzed based on Bardin’s "Content Analysis." The results identified responses that relate to pragmatic, behavioral, and mathematical conceptions of Financial Education. Additionally, an informational material was produced, which was distributed and discussed with those involved during group discussions
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