Análise de livro didático adotado por escola de população pesqueira e proposta de material complementar

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Data
2013Autor
Azeredo, Francieli Gonçalves
Santos, Mariana Domingues dos
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Resumo : Para cumprir sua função social a escola deve se preocupar não apenas em transmitir conhecimentos aos alunos, mas em formar cidadãos com capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem. Populações pesqueiras precisam ter um ensino contextualizado que explore a realidade do aluno e facilite o ensino e a aprendizagem. Nesse sentido o livro didático, apesar de representar importante instrumento de ensino e material de apoio para professor e aluno, é um tanto generalista, pois apresenta, na maioria das vezes, apenas assuntos de interesse geral, não se atentando à conteúdos específicos de cada população ou região do país. O presente estudo analisou os livros didáticos do Ensino Fundamental, disciplina de Ciências, adotados pela Escola Estadual Dom Gregório Warmeling, localizada no Balneário Barra do Sul, município conhecido como capital da construção naval de Pesca artesanal no norte catarinense. O município tem na Pesca de pequena escala uma de suas maiores fontes de receita. A partir da identificação, dentro dos livros didáticos, da presença de elementos que estavam ou poderiam ser relacionados à essa realidade, os conteúdos foram analisados e atividades complementares foram sugeridas com a intenção de ampliar a abordagem de temas de Zoologia, Meio Ambiente, Conservação e Pesca.
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