• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    História em quadrinhos no ensino de Evolução

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Priscila Furmann Wolf.pdf (1.054Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Wolf, Priscila Furmann
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Tendo em vista que o ensino de Biologia encontra-se fragmentado, defasado quanto a questões didáticas, descontextualizado e com posicionamento neutro em relação a fatores sócio-históricos, tornam-se cada vez mais importantes pesquisas acerca de fatores que possam trazer melhorias para o ensino desta disciplina. Pesquisas sobre o ensino de Evolução apontam problemas principalmente para o confronto entre crenças individuais e teorias evolutivas, sendo que isso somado à má formação docente pode culminar em erros conceituais por parte dos alunos e também dos professores. A escola não considera que o aluno convive com outros tipos de linguagens além da escrita realizada no âmbito escolar. Sabendo que a aproximação do aluno com o universo simbólico se dá através de outros meios além da linguagem verbal (ORLANDI, 2012), a presente pesquisa buscou trazer uma linguagem diferente para o ensino de Evolução: os quadrinhos, que surgem como um recurso didático capaz de tornar as aulas mais atrativas, estimular uma maior participação dos alunos, bem como possibilitar um melhor aprendizado. A utilização dos quadrinhos no ambiente escolar é reconhecida e recomendada por órgãos oficiais, como pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Desse modo esse trabalho de conclusão pretende contribuir para elucidar as implicações da utilização de tal material didático para o ensino de Biologia, além de apontar as faces da inter-relação evolução e leitura de quadrinhos. Como objetivo geral, essa pesquisa analisou as interpretações de alunos do ensino médio acerca de histórias em quadrinhos envolvendo o tema Evolução. Para isso foram aplicadas aulas sobre darwinismo em uma turma de terceiro ano do ensino médio, envolvendo os assuntos de seleção natural, ancestralidade comum, o tempo em que age a evolução e a não direcionalidade desta, além de comparações com a teoria lamarckista e criacionista. Os alunos fizeram a leitura e interpretação de dois quadrinhos, relacionando-os à teoria evolutiva, como também a elaboração de uma história em quadrinhos, de modo a verificar quais conteúdos foram escolhidos para esta produção, e a coerência destes, sendo utilizada a Análise de Conteúdo segundo Bardin para essas análises. Os resultados apontaram dificuldades dos alunos em relacionar os quadrinhos com os temas e conteúdos abordados em aula, sendo que algumas concepções errôneas relacionadas à evolução humana, como a de que o homem originou-se do macaco, permaneceram para alguns alunos mesmo após as aulas. Também foi observada a não familiaridade dos estudantes quanto a elementos de linguagem que compõe os quadrinhos, como balões de diálogo, título e requadro, que estavam ausentes em algumas histórias, embora os conceitos abordados nestas produções estivessem corretos. Apesar de terem sido detectadas dificuldades, a aplicação de atividades utilizando quadrinhos foi considerada como positiva, pois possibilita ao aluno demonstrar seu ponto de vista acerca do conteúdo, além de auxiliar o professor fazer uma reflexão sobre suas aulas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38098
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV