• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A contribuição do monitor de aulas práticas : uma visão baseada em Piaget

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Guilherme Sereneski de Oliveira.pdf (553.1Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Oliveira, Guilherme Sereneski de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O monitor acadêmico é um aluno mais adiantado que é inserido em sala de aula para auxiliar na aprendizagem dos demais alunos, melhorando o desenvolvimento das aulas. Em aulas práticas, a presença do monitor é de grande valia, uma vez que monitores, alunos e professores são beneficiados. Para Piaget, cooperar é a única forma de se alcançar a autonomia intelectual e moral, sendo que a cooperação só se dá entre iguais. Com isso, buscamos através de Piaget, inferir sobre a contribuição dos monitores de aula prática a aprendizagem dos alunos. Por meio de um estudo quanti-qualitativo de quatro turmas de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná – Setor de Ciências Biológicas, buscou-se triangular as percepções de alunos, professores e monitores sobre a atividade de monitoria. Por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e monitores e questionários discursivos para os alunos foram coletados dados sobre o papel e a contribuição do monitor, a preferência dos alunos em solicitar a ajuda de professores ou monitores e sobre a formação dos monitores. Os resultados indicam que professores e monitores discordam de algumas funções dos monitores. Praticamente a totalidade dos alunos, em algum momento das disciplinas, solicita auxílio dos monitores e julgam de forma positiva a presença de monitores em sala. Além disso, 17% dos alunos relatam que preferem solicitar auxílio aos monitores do que aos professores. Por diversas vezes os monitores são vistos como colegas pelos alunos, o que promove a instalação de um respeito mútuo entre eles. Com isso, vem a reciprocidade, que ocasiona uma maior argumentação e demonstração nas trocas de informações, colaborando para a aprendizagem tanto dos alunos quanto dos monitores. Apesar do grande potencial educativo dos monitores, parece não haver grande preocupação com a formação ou orientação destes e ainda, algumas vezes, a atividade de monitoria se limita a ser desenvolvida dentro de sala de aula.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38078
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV