O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
Resumo
Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma mídia tecnológica interativa intitulada Célula Interativa 3D, para o ensino de biologia celular aos estudantes do Ensino Médio. Para tanto, além da produção do material em si, o trabalho apresenta o embasamento teórico referente à utilização de mídias tecnológicas no ensino e à forma como podem propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa e gratificante. O desenvolvimento do projeto tomou como base o método ADDIE (análise, desenvolvimento, design, implementação e avaliação), que contempla cada etapa da criação do material, desde a concepção e idéia inicial, até a aplicação e análise dos dados coletados com o público alvo. O material foi aplicado em um colégio da rede estadual da região de Curitiba, em cinco turmas do Ensino Médio Regular, sendo quatro do 1º ano e uma do 3º ano e em uma turma do 3º ano do Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Administração. Durante a atividade os estudantes puderam testar livremente o material produzido. A avaliação do material foi efetuada através da aplicação de dois questionários. O principal objetivo dos questionários foi categorizar o entendimento dos estudantes sobre o conceito de célula e a percepção de seu raciocício abstrato, necessário à concretização deste conceito. Neste viés, o emprego do aplicativo Célula Interativa 3D trouxe resultados promissores na superação das dificuldades usualmente encontradas pelos aprendizes na identificação e elaboração da imagem mental de uma célula animal em três dimensões.
Collections
- Licenciatura [219]