Na trilha da evolução

Visualizar/ Abrir
Data
2013Autor
Busko, Alessandra
Santana, Sibelle Sell
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho objetivou a criação de um site a respeito do tema evolução biológica. Seu domínio é de livre acesso aos alunos, professores, simpatizantes e curiosos em geral, voltando-se a oferecer um recurso didático virtual, que acrescenta possibilidades no processo de ensino-aprendizagem da temática da evolução. A página traz contribuições para a prática docente, bem como informes, vídeos, textos e links para outros endereços contendo material para discussão, além de promover uma divulgação do tema de maneira contextualizada, abrangente e crítica. O assunto é de suma importância no contexto biológico para a compreensão de toda a biodiversidade existente, e por permear toda a construção da ciência e o estudo da vida. No contexto da educação observam-se muitos equívocos conceituais, muitas expressões de linguagem que conduzem a concepções alternativas muitas vezes em contraposição ao conhecimento científico, levando a construções do conhecimento de forma insuficiente. Diante destes pressupostos, verifica-se a necessidade de criação de ferramentas que auxiliem o processo de ensinoaprendizagem, com a teoria da evolução como norte para o seu desenvolvimento. Neste sentido, procuramos criar uma ferramenta digital, tendo em vista a crescente integração da internet na educação, e a necessidade de propor alternativas para a inclusão digital e seus desdobramentos. Foram aplicados dois questionários junto a professores de ciências e de biologia de escolas diversas. Todos os entrevistados afirmaram ser importante utilizar ferramentas diversificadas no processo de ensino, dentre elas as tecnologias da informação e em particular, o uso de sites. Dos entrevistados, 83% já consultou sites, vídeos e outros materiais relacionados à teoria evolutiva na internet. Com a criação e publicação do mesmo, foi aplicado um segundo questionário. Todos os entrevistados declararam que recomendariam a página para outras pessoas e também a utilizarão como fonte de pesquisa para suas aulas, além disto, 47% considerou o site como muito bom, 33% como bom e 20% como ótimo.
Collections
- Licenciatura [217]