Metodologia para Educação Ambiental a partir das Diretrizes Curriculares : uma análise de experiências relatadas

Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Dittrich, Jaqueline
Vicentini, Maiara, 1992-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : A educação ambiental (EA) surgiu em resposta à crise do desenvolvimento humano e como uma forma de inclusão da temática ambiental no processo educativo. No Brasil, é respaldada por políticas e Diretrizes Curriculares Nacionais, nas quais constam orientações relacionadas à sua metodologia de aplicação. O objetivo deste trabalho foi avaliar as metodologias relatadas em artigos científicos de EA e as afinidades destas com os aspectos metodológicos presentes nas Diretrizes para EA. Os dados encontrados demonstraram que, apesar da maioria dos artigos serem anteriores à publicação das Diretrizes, as metodologias neles abordadas já estavam em consonância com o proposto pelas mesmas, abrangendo diversos pontos nelas presentes. Porém, essas Diretrizes trazem apenas algumas indicações metodológicas. Por isso, há necessidade de compilação dessas experiências já relatadas para melhor auxílio dos educadores.
Collections
- Licenciatura [168]