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    Modelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e bilologia

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    TCC Joao Paulo S Figueiro e Sirlei R Rothe.pdf (1.391Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Figueiró, João Paulo de Souza
    Rothe, Sirlei Rosemeri
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho propõe a elaboração e utilização de modelos de partes animais em gesso como recurso didático alternativo à exposição e manuseio de peças anatômicas animais em aulas de ciências e biologia, prática esta proibida por legislação específica e refutada por questões filosóficas, éticas, metodológicas e financeiras. Para tanto se sugere, investigar e avaliar a eficácia deste recurso didático junto aos alunos da educação básica, buscando identificar se os mesmos agregam conhecimentos científicos significativos com o emprego desta estratégia pedagógica. A proposta fundamenta-se na produção de peças anatômicas de animais em gesso e resina, especificamente bicos de aves para um trabalho investigativo das relações entre morfologia, adaptabilidade, anatomia e ecologia. Neste contexto, o tema foi introduzido junto a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio através de atividades didático-científicas diferenciadas. Como instrumentos de coleta de dados, antes da apresentação de uma oficina didática foram aplicados questionários juntos a alunos de um colégio estadual do município de Piraquara, Paraná, Brasil com o objetivo de identificar o conhecimento prévio dos estudantes acerca da temática. As atividades se constituíram de palestras, procurando promover as bases do conhecimento científico, a construção e manuseio de modelos didáticos por parte dos estudantes além de uma visita ao recinto das aves no Jardim Zoológico de Curitiba. Após a realização da oficina os alunos responderam a um segundo questionário e escreveram um relato de experiência que buscavam avaliar a aceitação e utilidade do material em sala de aula. Conclui-se que o material proposto pode ser utilizado como um substitutivo à experimentação animal desde que aliado à tradicional aula teórico-expositiva e a outros recursos didáticos como a realização de passeios educativos e exibição de filmes e imagens. Cabe ressaltar que os alunos interagiram de forma positiva com o material e aproveitaram o potencial pedagógico que este poderia oferecer.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38101
    Collections
    • Licenciatura [219]

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