• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Guia para aulas práticas no zoológico de Curitiba, Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Giovanna Kunze e Livia Helena Gomes Pereira.pdf (1.629Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Kunze, Giovanna
    Pereira, Lívia Helena Gomes, 1992-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Um ensino de ciências que forme alunos questionadores e socialmente conscientes é um dos grandes desafios da educação atual. Os espaços de ensino não formal surgem como ferramentas que proporcionam maior flexibilidade dos conteúdos, interatividade e oportunidade para aplicação de metodologias diferenciadas que visam estimular os alunos e explorar novos contextos. Contudo, é notada uma carência de estudos relacionados aos locais de ensino não formal, especialmente no âmbito dos zoológicos, e a falta de diálogo entre estes e as escolas. O Zoológico Municipal de Curitiba é um local de grandes potencialidades para o ensino de conteúdos de ciências e biologia. Apesar de atualmente contar com visitas monitoradas, existe um distanciamento entre a escola e as visitações, sendo estas encaradas mais como passeios que atividades educativas. A utilização de um guia para aulas práticas possibilita a sintonia entre a escola e o zoológico ao tratar de conteúdos diversos e incentivar o raciocínio próprio do aluno, abrindo um leque de exploração para os professores. Através da consulta aos livros didáticos para a seleção de conteúdos e uma investigação sobre o ambiente do zoológico, desenvolvemos o guia aqui apresentado que busca instigar a observação, a formação de conceitos e a valorização do zoológico como espaço de ensino e conservação da biodiversidade, auxiliando os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental na utilização da visita monitorada ao Zoológico como espaço adequado para o ensino de Ciências e Biologia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41699
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV