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    Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia

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    TCC Mariana B Toledo e Najara N Mello.pdf (1.959Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Toledo, Mariana Busato
    Mello, Najara Nogari de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Para abordagem dos conteúdos de Biologia, os Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) apresentam diversas propostas úteis ao professor e, dentre elas, estão os jogos didáticos, que se utilizam do lúdico para ensinar de forma mais prazerosa, aumentando o interesse do aluno e facilitando a compreensão de conceitos científicos. Além de ser uma alternativa para os professores tornarem as aulas mais instigantes e atraentes. O jogo de tabuleiro "O caminho do desenvolvimento: uma abordagem lúdica ao ensino de Biologia" foi desenvolvido a partir dessa ideia, com o objetivo de associar Genética e Embriologia de forma lúdica e mostrar que ambas as matérias estão diretamente relacionadas, uma vez que essas matérias são ensinadas em períodos distintos no currículo escolar para o Ensino Médio. Para isso, o jogo foi aplicado a alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino médio, de um colégio localizado na região de Curitiba. Os resultados mostraram que o jogo é uma ótima ferramenta para esclarecer tais conceitos, muitas vezes de difícil associação, e também evidenciou os problemas relacionados ao entendimento da matéria em si, Genética (genes, DNA, alelo, cromossomos) e Embriologia (folhetos embrionários, fases do desenvolvimento embrionário, períodos da gestação). A metodologia utilizada no jogo, por meio de cartões pergunta e informação, facilitou no esclarecimento desses temas, pois nos cartões constavam situações e esclarecimentos sobre técnicas, tópicos abordados nas matérias citadas acima e suporte aos estudantes para responderem as perguntas de modo simplificado. Dessa forma, o jogo tornou-se uma ferramenta didática facilitadora no reforço de conteúdos e na sociabilidade entre os alunos, além de permitir ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas alternativas de ensino e, aos alunos, uma nova forma de aprender, de modo participativo, relacionando-se com o conteúdo escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38099
    Collections
    • Licenciatura [219]

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