Ciências Humanas: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 4677
-
Educação de Jovens e adultos : tempo e aprendizagem
(2013)Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil iniciou com os Jesuítas na época do Brasil Colônia através da catequização das nações indígenas para a melhor funcionalidade a economia da época, através de trabalhos ... -
Vivendo arte
(2024)Resumo: A partir de meus conhecimentos e vivências realizei uma oficina de artes aonde construímos telas de pintura sustentáveis que foram utilizadas como base para a produção de uma obra de arte. Foi realizada a metodologia ... -
Juçara na boca do povo
(2025)A Festa da Juçara de Matinhos teve início em 2012 como parte de um projeto de estudantes de Agroecologia da UFPR Litoral. Realizada anualmente até 2014, a festa foi retomada em 2023 por uma ampla parceria de coletivos e ... -
Vivências afetivas como meio no ensino-aprendizagem de culturas indígenas na escola
(2024)Resumo: Este memorial apresenta vivencias e práticas educativas afetivas, voltadas ao ensino-aprendizagem de culturas indígenas nas escolas brasileiras na contemporaneidade, focalizando práticas em arte-educação desenvolvidas ... -
Literatura Infantil e a contação de histórias em espaços formais e não formais
(2024)Resumo: Este projeto tem como objetivo central destacar a relevância de oferecer às crianças, desde a primeira infância, um acesso contínuo e diversificado à literatura, considerando tanto os espaços formais, como escolas ... -
Horta e jardinagem na educação infantil
(2024)Resumo: Este texto versa sobre um relato de experiência sobre um projeto educacional realizado entre os anos de 2021 a 2024, em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na região Noroeste do estado do Paraná. ... -
Desafios de inclusão digital na educação na ilha da cotinga
(2024)Resumo: O presente estudo se propôs a investigar o fenômeno da educação digital, enquanto estratégia de estímulo para inclusão digital na educação. A partir de tal interesse, a pesquisa que propusemos realizar foi guiada ... -
Currículo em movimento : a participação social e a corresponsabilidade da família, estado e sociedade na construção e implementação do currículo da Rede Municipal da Educação de Almirante Tamandaré
(2024)Resumo: Este trabalho é uma partilha das vivências e experiências que aconteceram nos encontros e reencontros do movimento que ocorreu no município de Almirante Tamandaré – Paraná, nominado Caravana da Educação e revela o ... -
Co-criando pontes e redes entre a CONANE, a ANE 4 e a minha trajetória como educadora de forma transdisciplinar e cooperativa
(2024)Resumo: Sou pedagoga e facilitadora de Metodologias Cooperativas e de Yoga. Faço parte da coordenação da CONANE desde sua criação em 2013, juntamentecom 5 mulheres educadoras. A ideia deste meu projeto final é elaborar uma ... -
Agrofloresta com as Crias
(2024)Resumo: O projeto "Agrofloresta com as Crias" emerge como uma resposta ao distanciamento das crianças das interações com a natureza, exacerbado pela era digital e pela educação formal. Localizado em Matinhos, uma cidade ... -
Os impactos da pedagogia empresarial na prática do pedagogo : o caso do município de Colombo-PR
(2025)Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da Pedagogia Empresarial na prática do pedagogo nas escolas públicas de Colombo-PR, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa parte da compreensão de ... -
O trabalho do pedagogo nos conselhos de classe e o acompanhamento da aprendizagem escolar
(2025)Resumo: Este trabalho investiga o papel do pedagogo nos Conselhos de Classe e o acompanhamento da aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. O Conselho de Classe, ... -
Estudo sobre a alfabetização no Brasil : concepções e comparativos
(2025)Resumo: Este trabalho investiga como a alfabetização tem sido realizada no Brasil, quais concepções regem as políticas públicas educacionais já implementadas e vigentes e em que medida tais concepções se aproximam ou se ...