• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em periódicos qualificados: inovações pedagógicas, contribuições e desafios para formação docente

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Viviane Grimm
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) tem recebido acentuado destaque na área de formação inicial e continuada de professores no Brasil desde a sua criação em 2009. Dada a abrangência, relevância e capilarização que teve até o ano de 2017 nos cursos de licenciatura de instituições públicas e privadas brasileiras, também passou a ser um tema recorrente em publicações científicas, sobretudo, no campo de pesquisa em Educação e Ensino, sendo abordado em teses, dissertações e artigos. Neste estudo realizou-se uma metapesquisa de artigos que versam sobre o PIBID, disponíveis na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO). Optou-se por utilizar este portal de revistas pelo fato de disponibilizarem em seu acervo uma coleção selecionada e qualificada de periódicos científicos brasileiros, classificados segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como A1 e A2. O corpus empírico da pesquisa é composto de 38 artigos publicados entre os anos de 2012 e 2018, que foram localizados na SciELO. Partindo da análise de conteúdo, buscou-se refletir sobre as inovações pedagógicas na educação básica e no ensino superior possibilitadas a partir do PIBID e destacadas nos artigos analisados, bem como as contribuições e desafios desta política para a formação docente. Diante dos desafios encontrados no cenário educacional atual, as pesquisas dos últimos anos indicam caminhos a serem percorridos no âmbito da formação de professores no país, sobretudo no que se refere a recontextualização desta política no contexto da formação e nas escolas de educação básica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91595
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV