O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em periódicos qualificados: inovações pedagógicas, contribuições e desafios para formação docente
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) tem recebido acentuado destaque na área de formação inicial e continuada de professores no Brasil desde a sua criação em 2009. Dada a abrangência, relevância e capilarização que teve até o ano de 2017 nos cursos de licenciatura de instituições públicas e privadas brasileiras, também passou a ser um tema recorrente em publicações científicas, sobretudo, no campo de pesquisa em Educação e Ensino, sendo abordado em teses, dissertações e artigos. Neste estudo realizou-se uma metapesquisa de artigos que versam sobre o PIBID, disponíveis na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO). Optou-se por utilizar este portal de revistas pelo fato de disponibilizarem em seu acervo uma coleção selecionada e qualificada de periódicos científicos brasileiros, classificados segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como A1 e A2. O corpus empírico da pesquisa é composto de 38 artigos publicados entre os anos de 2012 e 2018, que foram localizados na SciELO. Partindo da análise de conteúdo, buscou-se refletir sobre as inovações pedagógicas na educação básica e no ensino superior possibilitadas a partir do PIBID e destacadas nos artigos analisados, bem como as contribuições e desafios desta política para a formação docente. Diante dos desafios encontrados no cenário educacional atual, as pesquisas dos últimos anos indicam caminhos a serem percorridos no âmbito da formação de professores no país, sobretudo no que se refere a recontextualização desta política no contexto da formação e nas escolas de educação básica.