HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A CAPACITAÇÃO ARGUMENTÃTIVA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO CIENTIFÍCA FRENTE À ASCENSÃO DO SENSO COMUM, FAKENEWS E PSEUDOCIÊNCIAS.
Data
2019-10-08Autor
Hellen Lopes
Thiago Neves
Jonas Almeida
Angelita Tavares
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O aumento de informações diversas nas mídias torna seu crédito arriscado. As fakenews e as pseudociências tem ocupado lugar capital na vida da humanidade. Soma-se a isso o interesse de certos grupos (principalmente políticos) para que a ideia da “Terra Plana”, por exemplo, se sobreponha ao conhecimento científico. Nesse cenário, faz-se necessário uma formação que conceda aos alunos ferramentas para confrontar tal situação. A argumentação é um importante instrumento que coopera na construção de conceitos e pode alterar concepções anteriormente equivocadas. A História e Filosofia da Ciência traz em seu arcabouço a construção do conhecimento, bem como, suas mazelas que contribuem no campo da argumentação. O objetivo do presente trabalho foi estimular a habilidade argumentativa de alunos na disciplina de Física frente às pseudociências e teorias falsas atuais. O trabalho foi aplicado em quatro turmas do 1º ano do EM de um colégio público utilizando a História de Hipátia e Galileu Galilei.