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    ADAPATAÇÃO TARDIA DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: A IMPORTÂNCIA DO PIBID E A ABERTURA DE CAMINHOS QUE POSSIBILITAM A EFICACIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

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    Data
    2019-10-08
    Autor
    Julia Brondani
    Metadata
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    Resumo
    O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência permitida por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo que o objetivo, é promover a integração entre educação superior e educação básica das escolas estaduais e municipais. O intuito do programa é melhorar o ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Visto que, busca enaltecer a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, fornecendo aos estudantes experiencias do cotidiano das escolas de rede pública de educação. Sendo assim, a intenção deste trabalho, devido a experiencia fornecida pelo PIBID, é fornecer caminhos que possibilitam o desenvolvimento de crianças público-alvo da educação especial no período de adaptação tardia. É lícito ressaltar alguns aspectos importantes para o período de adaptação da criança na escola, esta que, não se inseriu no tempo adequado, sendo eles: o ensino colaborativo, a realidade escolar e a avaliação desses alunos. É necessário uma troca de conhecimento entre o professor da sala comum e o docente da educação especial, ou seja, profissionais que conhecem os estudantes em diferentes modalidades de ensino, onde acontece diferentes interações sociais, fato esse que classifica a pratica do ensino colaborativo como uma ferramenta para a melhoria no planejamento de ensino dos alunos, em uma perspectiva de aperfeiçoamento do processo ensino- aprendizado. É interessante refletirmos sobre a realidades que as escolas se encontram para receberem esses alunos, esses que na sua maioria necessitam de um monitor, função essa que nem sempre é ofertada pelo governo e que muitas vezes professores da escola aderem e isso acaba abalando a relação professor e aluno. É válido afirmar que a avaliação no campo da educação especial e os dados coletados por ela vai dar um suporte essencial aos profissionais da educação para melhor atender os alunos e oportuniza-los o melhor processo de ensino-aprenizagem possível.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91591
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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