• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    CONCEITOS DE TERMODINÂMICA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA: RELATO DE UMA PROPOSTA NO ENSINO MÉDIO

    Thumbnail
    Data
    2019-10-07
    Autor
    Giovana Leandro
    Vitor Hugo Alexandrino Fávaro
    Erika Nunes
    Gustavo Anselmo
    Caroline Portela
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho trata de uma intervenção realizada em turmas do segundo ano do ensino médio no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, no município de Paranaguá, Paraná, referente aos assuntos de calorimetria e isolante térmico. Esta atividade foi desenvolvida pelos licenciandos em Física e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no campus Paranaguá, baseando-se no ensino por investigação (CARVALHO, 2013). Dessa forma, em uma proposta investigativa é importante existir conexões entre as etapas de ensino, para que o professor identifique as principais dificuldades dos alunos, desta forma o conhecimento prévio dos mesmos é valorizado, surgindo a possibilidade de elaborar uma mediação favorável e fundamental para a interação em sala de aula. (SASSERON, 2015). A partir da Sequência de Ensino por Investigação (SEI), a intervenção foi dividida em três aulas, sendo a primeira para a revisão de conteúdos, a segunda para a realização dos experimentos demonstrativos e a terceira para aplicação de uma atividade avaliativa. Neste trabalho, serão apresentados resultados relativos às atividades experimentais desenvolvidas no segundo encontro com os estudantes. Buscando a participação e as hipóteses baseadas nos conhecimentos prévios dos estudantes, seja pela revisão dada anteriormente ou pelo próprio senso comum, distribuiu-se um questionário antes das demonstrações investigativas e foram levantadas questões orais durante as atividades experimentais. O questionário A partir das respostas fornecidas pelos alunos, os bolsistas promoveram discussões acerca dos conceitos relacionados aos experimentos, onde os estudantes analisaram as situações propostas nos questionários e formularam hipóteses e explicações a respeito dos conteúdos abordados. Percebe-se que os alunos ainda utilizam muitas ideias do senso comum e muitas vezes não utilizam uma linguagem científica apropriada, o que indica a necessidade de uma revisão mais aprofundada acerca desse assunto. Também foi possível perceber a importância dos questionamentos orais durante as demonstrações experimentais, pois favorecem a participação dos alunos nas discussões, formulando hipóteses, expondo dúvidas e até propondo situações alternativas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91598
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV