CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO RECEPCIONAL PARA O ENSINO DE LITERATURA E AS EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Priscila Vaz Mendes Carneiro, Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol e respectivas literaturas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, pvmc10@yahoo.com.br Residência Pedagógica CAPES Resumo Este trabalho aborda o método recepcional para o ensino de literatura baseado na Estética da Recepção proposta por Jauss e Iser, sistematizado por Bordini e Aguiar (1993) e nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná de Língua Portuguesa para Educação Básica (2008) e relaciona as experiências no Residência Pedagógica. Neste método de ensino de literatura a interação entre o leitor e texto literário figura como o foco da abordagem. O objetivo geral é apresentar o método recepcional proposto por Jauss e Iser para o ensino de literatura e os objetivos específicos estudar criticamente o método recepcional no processo pedagógico sistematizado por Bordini e Aguiar, evidenciar a recomendação da utilização do método recepcional de Jauss e Iser para o ensino de literatura contido nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná de Língua Portuguesa para Educação Básica e apresentar relatos de experiências do Residência Pedagógica. Justifica-se a temática diante da relevância social da formação de leitores críticos e a formação dos professores de literatura. Diante deste contexto a problemática funda-se em responder quais são as contribuições que o referido método recepcional para o ensino de literatura pode trazer efetivamente para os alunos no processo de ensino aprendizagem e as contribuições do Residência Pedagógica para a formação de docentes. Assim esta pesquisa é de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica. Palavras-chave: ensino; leitura; método recepcional.