VIVÊNCIAS DOS PIBIDIANOS: UM OLHAR, UM FAZER E UMA NOVA PERCEPÇÃO DE CENÁRIOS
Data
2019-10-11Autor
Nei Noronha
Bianca Calixto
Rafaela Borges
Ailton Dinardi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com o propósito de melhorar a formação docente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oferece aos alunos das licenciaturas um espaço de inserção nas escolas públicas e de vínculo com seus alunos, proporcionando aos discentes vivenciar o cotidiano destas escolas, com oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Este resumo objetiva registrar a vivência dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana em uma escola pública estadual. A inserção no PIBID ocorreu a partir de agosto de 2018 e como ingressantes, projetamos um cenário, uma realidade pré-julgada como sendo violenta e opressora, como um local não receptivo. Mas assim que colocamos os pés na escola, fomos inseridos, acolhidos e podemos dizer que fomos de certa forma, livres de toda armadura que criamos. A maneira como fomos recebidos pela equipe diretiva, pelos funcionários, professores e principalmente pelos alunos só serviu para que a cada dia desse projeto, nossa vontade de conhecer mais sobre a realidade da sala de aula aumentasse. Em nossos primeiros meses fomos conhecendo a realidade da escola, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a comunidade escolar. Através da leitura e discussão deste documento, se observou que o PPP estava desatualizado. Se organizou os resultados desta discussão em um relatório que foi entregue a equipe diretiva. Nestas discussões se tomou conhecimento que a escola não possuía um dossiê sócio antropológico e que estas informações deveriam fazer parte do PPP, pois como afirma Veiga (2004, p. 18) “o ensino exige a apreensão da realidade. Não se pensa o ensino desconectado de um contexto social mais amplo”. Se organizou um instrumento de coleta de dados e através de entrevistas, procurou se conhecer os alunos da escola, professores, funcionários e comunidade escolar. Foi nítida nossa preocupação por ter de sair da escola e entrevistar a comunidade, pois esta situa-se em um local de periferia, e mais uma vez, surgiu as nossas inseguranças. Mas ao se lançar nesta experiência pudemos notar que estávamos sendo influenciados pelos boatos, pois a cada quadra que avançávamos com a pesquisa, éramos surpreendidos com a simpatia dos moradores que nos recebiam da melhor forma possível, desconstruindo cenários previamente projetados. Após a coleta e análise dos dados coletados, encerramos nossas primeiras atividades do ano, com uma apresentação reunindo toda a equipe diretiva e professores da escola, apresentando os dados que obtivemos através da nossa pesquisa e mencionando a importância deste material para a realização de um novo PPP que apresente a realidade da escola, norteando suas ações e seus projetos. Como bolsistas do PIBID acreditamos que concluímos com êxito as atividades propostas, que quebramos barreiras e paradigmas impostos pela sociedade, que desconstruímos conceitos e pré-julgamentos criados por nós mesmos e o mais importante, criamos um vínculo especial com os alunos, professores e com a comunidade, saindo renovados pelo processo e pela experiência vivida.