O PAPEL DO MUSEU DO HOLOCAUSTO DE CURITIBA COMO IMERSÃO HISTÓRICA AOS EDUCANDOS E EDUCADORES
Data
2019-10-07Autor
Suzana Vieira Macedo
Amanda Bettega
Maria da Silva Dias
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa se insere no Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação, Sociedade e Política (GHESP-Cnpq), o presente trabalho problematiza a formação inicial de professores a partir da educação em Museus. Tem por objetivo investigar a perspectiva da ação docente com o trabalho de visitas em museus no sentido de resgatar o trabalho pedagógico no que se refere a preservação da memória cultural e patrimonial. Concordamos com Seabra (2012), quando expõem a importância da dimensão de pesquisas docentes em museus, o conhecimento produzido pelos visitantes de museus é um ponto de partida para a reflexão sobre os sentidos das práticas culturais que perpassam museus e escolas. Outra dimensão da pesquisa é a ampliação das reflexões teóricas e metodológicas sobre as competências culturais, ou a formação histórica, em especial suas dimensões estéticas e políticas desencadeadas a partir das visitas. O problema da pesquisa visa possibilitar o efetivo trabalho docente com visitas técnicas em museus considerando, estas visitas técnicas como estratégias pedagógicas para o debate da preservação cultural de uma sociedade, dos usos da memória e da importância da construção histórica. Ovigli et al (2010) destaca a importância dos museus de ciências no processo educativo, o autor cita Chagas (1993) que ressalta o quanto é significativo aos futuros professores terem formação para atuar no intercâmbio entre o espaço escolar e o extraescolar. É necessário desenvolver nos professores habilidades para utilizar e explorar os recursos do museu visando à melhoria da formação científica de seus alunos. Neste sentido essa formação pode ser oferecida durante os cursos de formação docente em sua fase inicial ou, ainda, em cursos de formação continuada Utilizamos a pesquisa de campo e a pesquisa documental e bibliográfica, de modo a observar a prática da sala de aula e o cotidiano empírico do espaço escolar, e o quanto significativo podem ser as visitas em museus.