O ENSINO DE LUTA DE CLASSES: A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E CONFECÇÃO DE CARTAZES PARA CONSOLIDAR OS CONCEITOS ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DA PRÓPRIA REALIDADE
Data
2019-10-08Autor
Christopher Venet
Cláudio Barca
Irene De Fátima Cardoso
Marcos Pansardi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho visa apresentar as atividades aplicadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e orientadas pelo professor aos alunos do primeiro ano do ensino médio integrado do curso técnico em informática no Instituto Federal do Paraná (IFPR). O conteúdo base para as atividades foram os conceitos de classes sociais e de luta de classes segundo Marx, para que os alunos pudessem compreender os conceitos e identificá-los nas relações de seu dia a dia, com essa finalidade utilizamos os textos do livro didático Sociologia em Movimento, 2ª edição da Editora Moderna, sendo eles ‘‘O conceito de classe social e a relação entre indivíduo e sociedade’’ (p. 48-49) e ‘‘A sociedade e as contradições nas relações de produção: propriedade, luta de classes e transformação social’’(p. 49). Além do uso dos filmes ‘‘Que horas ela volta?’’ exibido na integra, que possibilita identificar as relações entre diferentes classes sociais e o ‘‘O jovem Marx’’ exibido apenas alguns trechos, que mostra o caminho de Marx até a descrição da luta de classes. Para a aula prática elaboramos um questionário sociodemográfico com base em perguntas selecionadas dentre as que são feitas pelo IBGE e incluímos algumas envolvendo conflitos de gênero. Na aula seguinte, aplicamos o questionário sociodemográfico para que os alunos conseguissem se identificar dentro de uma das duas classes, as questões abrangeram sexo, faixa etária, estado civil, territorialidade, ocupação, renda familiar, bens de consumo, escolaridade familiar, autodeclaração étnica e situações problema, tais como, o papel da participação da mulher na sociedade, se alguma aluno já sofreu preconceito de gênero e se algum aluno se identifica como machista. Para finalizar as atividades na penúltima aula, dividimos eles em quatro grupos de 10 alunos para sistematizarem os dados obtidos com os questionários, os alunos fizerem análises e cálculos para representar os resultados através de tabelas, gráficos, símbolos, diagramas, entre outras formas em cartazes. Como não houve expressa autorização dos alunos para divulgação dos dados de preenchimento dos questionários e optaram por não expor os cartazes, ficou estabelecido que em respeito a privacidade não disponibilizaríamos.