III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 720
-
INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYING): A INTERVENÇÃO, NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMO TEMA DE ENSINO DA MATEMÁTICA
(2019-10-08)Este trabalho, faz parte do componente curricular da Residência Pedagógica no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/PR, é através da intervenção que os residentes são partícipes das discussões que abarcam a comunidade escolar, ... -
DIFICULDADES NO ENSINO DE LÍNGUA ATRAVÉS DE GÊNEROS DO DISCURSO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: FORMAÇÃO DOCENTE NO HORIZONTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
(2019-10-12)Eduarda Goulart, Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Federal do Pampa. eduardagoulartuni@gmail.com. Fernando Vieira, Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua ... -
Oficina de xadrez como atividade extracurricular do PIBID História
(2019-10-07)O PIBID UNIPAMPA, vinculado ao edital nº 7 de 2018 (CAPES), tem por objetivo promover a formação inicial reflexiva, investigativa e qualificada de profissionais docentes, integrando e articulando as licenciaturas da ... -
O USO DE CULTURA DE BACTÉRIAS CASEIRA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
(2019-10-08)Os microrganismos, como o próprio nome sugere, são seres muito pequenos, os quais não podem ser observados a olho nu, necessitando de um microscópio para observa-los. No ensino de Biologia, o conteúdo referente a esses ... -
METODOLOGIAS ATIVAS: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL COMO REFERÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVILLE
(2019-10-10)Este artigo apresenta encaminhamentos adotados no programa de residência pedagógica na Univille, tendo as metodologias ativas como temáticas de estudo e construção de práticas na docência. O RP da Univille, iniciado em ... -
A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
(2019-10-09)O material de apoio usado por professores em sala de aula por muitas vezes é visto como essencial para o ensino-aprendizagem dos alunos em questão. Segundo Vilaça (2009), é possível compreender que a função mais ampla ... -
A SAÚDE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID
(2019-10-08)O trabalho visa apresentar experiência pedagógica realizada por acadêmicos de Educação Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma escola pública da rede estadual de ensino ... -
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL: CONEXÕES ENTRE O CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS E AS DIRETRIZES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
(2019-10-08)Reconhecendo a relevância do currículo desde a educação básica até a universitária, percebe-se que ele materializa e possibilita as intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Nesse sentido, o presente trabalho ... -
RPG no ensino de História: uma estratégia de combate ao racismo
(2019-10-08)Durante as experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre os anos de 2018 e 2019, realizadas no Colégio Estadual Bibiana Bitencurt e Colégio Estadual Rui Barbosa, ambos em Guarapuava-PR, ... -
O Primeiro Contato Com a Docência
(2019-10-08)O seguinte trabalho faz referência as experiencias vividas, por duas discentes do curso de Letras (Português/ Espanhol) em início de curso através do PIBID (Projeto Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência), e como ... -
MODELO DIDÁTICO SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO: VIVENCIANDO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PIBID.
(2019-10-09)Visando a importância de apresentar novos métodos didáticos aos alunos, para que estes sejam mais ativos e apresentem maior participação durante as aulas, apresentamos uma aula interativa que abordou o tema sistema nervoso. ... -
CONHECENDO E CONSTRUINDO POLIEDROS DE PLATÃO
(2019-10-09)Neste trabalho será retratado o relato de experiência vivenciada no ano de 2019, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, através da aplicação de uma ... -
COMPREENDENDO A SELEÇÃO NATURAL POR MEIO DO LÚDICO
(2019-10-07)O lúdico no ensino de Ciências apresenta suma importância no processo de ensino-aprendizagem, caracterizado por instigar a curiosidade e o interesse dos alunos, apresenta ainda, possibilidades de sanar as dúvidas advindas ... -
POLÍTICAS EDUCACIONAIS, AVALIAÇÃO E CURRÍCULO NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ - PARANÁ
(2019-10-11)Nesta escrita pretende-se mencionar um pouco sobre o cotidiano das escolas públicas do município de Paranaguá e como as Políticas Públicas se revelam na prática pedagógica considerando o currículo e a forma como a avaliação ... -
A SÉTIMA ARTE ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA DISCUTIR AS DIVERSIDADES.
(2019-10-08)A cinematografia, como expressão de arte, não surgiu somente com este propósito, mas se tornou fundamental como recurso tecnológico para a produção do conhecimento científico. Autores relacionados aos Estudos Culturais ... -
Brincando com a Química: Uma forma lúdica de ensinar e aprender a química no ensino médio
(2019-10-09)MaiaraFranciscon Daiany Borrasca Gatti Verônica Rodrigues de Moraes 1IFPR – Campus Jacarezinho Encontra-se no ensino de química, na maioria das vezes, utilização de metodologias tradicionais que não despertam o interesse ... -
APORTE TEÓRICO PRELIMINAR SOBRE TAREFAS AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NOS COLÉGIOS ESTADUAIS BEATRIZ BIAVATTI E DOUTOR EDUARDO VIRMOND SUPLICY/PR
(2019-10-13)O presente artigo intitulado “APORTE TEÓRICO PRELIMINAR SOBRE TAREFAS AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NOS COLÉGIOS ESTADUAIS BEATRIZ BIAVATTI E DOUTOR EDUARDO VIRMOND SUPLICY/PR” e escrito por Lilian Maria Silva Vial e ... -
PROPAGAÇÃO VEGETATIVA E ENXERTIA: UMA ALTERNATIVA NO ESTUDO DE GENÉTICA PARA ENSINO MÉDIO
(2019-10-07)Dentre as maneiras de reprodução de uma planta podemos destacar a propagação vegetativa, que consiste em uma reprodução assexuada, sendo portanto indivíduos geneticamente iguais a planta-mãe. Para a propagação vegetativa ... -
O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
(2019-10-07)O ensino da língua inglesa em sala de aula tem sido constantemente aplicado de uma maneira padronizada, pela qual os alunos já não se sentem tão motivados em razão dessa monotonicidade. De acordo com Munhoz (2014), “o ... -
CONTRIBUIÇÃO DA QUÍMICA FORENSE NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ATIVIDADE SIGNIFICATIVA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
(2019-10-08)O presente trabalho intitulado como Contribuição da química forense no ensino médio: uma proposta metodológica de atividade significativa contextualizada para o ensino de química é de autoria de Raquel Lopes Teixeira, ...