A SAÚDE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID
Data
2019-10-08Autor
Julia Krauspenhar
Lilian Schwinn Rodrigues
Maiara Lippert
Marizete Matiello da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho visa apresentar experiência pedagógica realizada por acadêmicos de Educação Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma escola pública da rede estadual de ensino de Santa Catarina, na cidade de Chapecó. O objetivo foi ampliar os conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio Inovador (EMI) acerca do tema saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e suas implicações na vida dos mesmos e da comunidade. As ações ocorreram com uma turma do 2º ano do EMI, 2019/1. Durante esse período houve monitorias, planejamento e o exercício da docência, mediadas pelas professoras supervisora e orientadora. As atividades teórico-práticas ocorreram em 10 aulas, tendo por base os pressupostos metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, com base em Saviani (2011) e Gasparin (2007). As estratégias metodológicas eleitas foram: aula expositiva e dialogada, debates, mapa conceitual, roda de conversa, atividades práticas e avaliação. As atividades de aprendizagem tiveram como ponto de partida a prática social dos estudantes. Inicialmente realizamos a identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: “o que é corpo?”, “o que é qualidade de vida?” e “o que é saúde?”. Em seguida, foi utilizada uma dinâmica para dimensionar os elementos do estilo de vida e bem-estar dos estudantes. O SUS foi a temática seguinte, motivada por questões como: "qual a sua finalidade?", "quem tem o direito?", "como utilizar?", "como ele abrange a sociedade, nossas vidas?", "quais são as maiores dificuldades deste sistema?”. Estas etapas foram permeadas por abordagens participativas, como o protagonismo dos estudantes em relação ao processo de construção do conhecimento de forma crítica e reflexiva. Considerando o resultado da prática social inicial, as atividades práticas abordaram séries para ganho e perda de massa corporal e uma série de movimentos de yoga, objetivando a consciência corporal. Também foi evidenciado a importância da associação da prática de atividades físicas e a melhoria e a manutenção das condições de saúde relacionadas com as ofertas do SUS e NASF. A participação dos estudantes foi efetiva em todas as atividades e a ampliação de seus conhecimentos, de forma ativa, ficou evidenciada nas atividades de aprendizagem e na avaliação realizada. Para os bolsistas do PIBID foi uma experiência ímpar na medida em que possibilitou o exercício da docência em todas as sua etapas, permitindo a construção de conhecimentos no próprio exercício das futuras funções docentes, qualificando a formação.