• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A SAÚDE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Julia Krauspenhar
    Lilian Schwinn Rodrigues
    Maiara Lippert
    Marizete Matiello da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O trabalho visa apresentar experiência pedagógica realizada por acadêmicos de Educação Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma escola pública da rede estadual de ensino de Santa Catarina, na cidade de Chapecó. O objetivo foi ampliar os conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio Inovador (EMI) acerca do tema saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e suas implicações na vida dos mesmos e da comunidade. As ações ocorreram com uma turma do 2º ano do EMI, 2019/1. Durante esse período houve monitorias, planejamento e o exercício da docência, mediadas pelas professoras supervisora e orientadora. As atividades teórico-práticas ocorreram em 10 aulas, tendo por base os pressupostos metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, com base em Saviani (2011) e Gasparin (2007). As estratégias metodológicas eleitas foram: aula expositiva e dialogada, debates, mapa conceitual, roda de conversa, atividades práticas e avaliação. As atividades de aprendizagem tiveram como ponto de partida a prática social dos estudantes. Inicialmente realizamos a identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: “o que é corpo?”, “o que é qualidade de vida?” e “o que é saúde?”. Em seguida, foi utilizada uma dinâmica para dimensionar os elementos do estilo de vida e bem-estar dos estudantes. O SUS foi a temática seguinte, motivada por questões como: "qual a sua finalidade?", "quem tem o direito?", "como utilizar?", "como ele abrange a sociedade, nossas vidas?", "quais são as maiores dificuldades deste sistema?”. Estas etapas foram permeadas por abordagens participativas, como o protagonismo dos estudantes em relação ao processo de construção do conhecimento de forma crítica e reflexiva. Considerando o resultado da prática social inicial, as atividades práticas abordaram séries para ganho e perda de massa corporal e uma série de movimentos de yoga, objetivando a consciência corporal. Também foi evidenciado a importância da associação da prática de atividades físicas e a melhoria e a manutenção das condições de saúde relacionadas com as ofertas do SUS e NASF. A participação dos estudantes foi efetiva em todas as atividades e a ampliação de seus conhecimentos, de forma ativa, ficou evidenciada nas atividades de aprendizagem e na avaliação realizada. Para os bolsistas do PIBID foi uma experiência ímpar na medida em que possibilitou o exercício da docência em todas as sua etapas, permitindo a construção de conhecimentos no próprio exercício das futuras funções docentes, qualificando a formação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91616
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV