O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
O ensino da língua inglesa em sala de aula tem sido constantemente aplicado de uma maneira padronizada, pela qual os alunos já não se sentem tão motivados em razão dessa monotonicidade. De acordo com Munhoz (2014), “o ambiente de ensino não é propício para a espontaneidade, tendo em vista o ambiente artificial totalmente ausente das práticas que tornariam o aprendizado mais natural”. Para que ocorra uma absorção genuína do conteúdo, é essencial a implementação de atividades que incentivem a autonomia e a interação entre os alunos, em contraposição ao modelo normativo das escolas regulares que se voltam a uma metodologia focada apenas na memorização de regras gramaticais. Silva ([200-]), defende que no uso de jogos o estudante é capaz de vivenciar papéis como líder, mediador, questionador e crítico, sendo assim, um preparador para as relações sociais na vida adulta que dependerão de saber ganhar e perder. Fatores que em conjunto potencializam os aspectos motores, afetivos e sociais. Sendo assim, uma vez que se torne o processo de aprendizagem mais eficiente, permite um ensino mais prazeroso. Segundo Luckesi (2002, p. 2 Munhoz, 2014, p. 3), o lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo e satisfatório. No entanto, torna-se perceptível que muitos profissionais do ensino não abrem mão do establishment a fim de ensinar por um caminho lúdico, pois enxergam este como desgastante, uma vez que se considere todo o tempo de preparo que é requerido para atingir a eficácia da atividade; os custos; a indisciplina dos discentes, que em geral apresentam empolgação quando expostos a essa modalidade de ensino; entre outros empecilhos que dificultam sua aplicação. Nesse contexto, o lúdico proporciona ao aluno a oportunidade de exercitar a criatividade; o trabalho em equipe; estabelece uma ponte entre a diversão e o aprendizado, ou seja, proporciona aos alunos aprenderem em um ambiente agradável onde podem ser eles mesmos. Tendo como base os arcabouços teóricos já referenciados, o presente trabalho tem o objetivo de destacar a importância dessa prática em sala de aula, enfatizando os pontos que contribuem positivamente para a eficácia do ensino-aprendizagem. Para tanto, essa pesquisa contou com duas integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), as quais lecionam Língua Inglesa em uma turma do 7º ano de uma escola da rede pública de Curitiba. Nas práticas pedagógicas as alunas utilizam-se do lúdico em sala de aula.