Oficina de xadrez como atividade extracurricular do PIBID História
Resumo
O PIBID UNIPAMPA, vinculado ao edital nº 7 de 2018 (CAPES), tem por objetivo promover a formação inicial reflexiva, investigativa e qualificada de profissionais docentes, integrando e articulando as licenciaturas da instituição, as redes de ensino e as escolas participantes através de experiências pedagógicas inovadoras e colaborativas em diferentes espaços formativos do mesmo modo que tem como finalidade realizar o diagnóstico do contexto social das escolas parceiras a partir de práticas investigativas, identificando as problemáticas que abarcam os processos de ensino e aprendizagem. Em específico o subprojeto do núcleo História, campus Jaguarão, tem se dedicado a permitir que o coletivo atendido tenha contato com técnicas e metodologias didáticas diversificadas, considerando a pluralidade e a complexidade da sociedade e, especialmente, valorizar a comunidade a qual a escola faz parte, abordando temas referentes a história local, a identidade e o pertencimento, como forma de aproximar os estudantes de sua realidade mais próxima. Foi em busca desse objetivo e tendo como base referências que apontam a relevância de estratégias didáticas no processo de ensino e aprendizagem que o grupo que compõe o PIBID História construiu uma série de oficinas realizadas no Centro Comunitário do bairro Vencato, próximo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Fernando Correa Ribas, ambos localizados na cidade de Jaguarão/RS. Entre elas, a oficina de xadrez que tinha como expectativa desenvolver as habilidades de raciocínio lógico, capacidade de planejamento, concentração, atenção, criatividade e memória, além de expor o contexto histórico que dá base as peças, as regras e ao formato do jogo como um todo. Essa experiência proporcionou uma importante interação entre os que compartilharam da prática em um ambiente comunitário, novamente incluído e resignificado no cotidiano dos jovens, ao mesmo tempo que foi possível fazer um diagnóstico bem específico em que aptidões e dificuldades foram identificadas. Dessa forma, se viabilizou uma conexão entre bolsistas e alunos em momento prévio as aulas propriamente ditas e preparou o grupo que aplicou a oficina para as atividades em sala de aula.