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    PROPAGAÇÃO VEGETATIVA E ENXERTIA: UMA ALTERNATIVA NO ESTUDO DE GENÉTICA PARA ENSINO MÉDIO

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    Data
    2019-10-07
    Autor
    Elana Casanova
    Karlen Rodrigues
    Regina Furtuna
    Mara Kovalski
    Alenilce Santolin
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Dentre as maneiras de reprodução de uma planta podemos destacar a propagação vegetativa, que consiste em uma reprodução assexuada, sendo portanto indivíduos geneticamente iguais a planta-mãe. Para a propagação vegetativa é necessário retirar qualquer parte da planta-matriz, onde dessa parte irá formar um novo indivíduo. Já para a técnica de propagação do tipo enxertia é necessário utilização de duas espécies diferentes, onde uma será o porta-enxerto ficando na parte de basal e outra na parte apical, onde é preciso unir as duas espécies para que forme apenas um indivíduo com características aperfeiçoadas. A pratica foi realizada com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual José De Anchietta, localizado no município de Dois Vizinhos – Paraná. Após a explanação teórica sobre melhoramento genético em sala de aula foi realizado uma prática de propagação vegetativa, onde foi utilizado placas de petri contendo um meio de cultura, nesse caso utilizamos gelatina incolor e sem sabor, onde foram colocadas espécies de suculentas conhecidas popularmente como Flor de pedra e Aranto, onde foi gerando novos indivíduos. Já para a enxertia foi utilizado, duas espécies de limão, a espécie Galego (Citrus aurantifolia) serviu para porta-enxerto enquanto a espécie Siciliano (Citrus lemon) foi enxertada no ramo, onde foi envolvida com uma fita para evitar a entrada de água e patógenos, onde uniu-se as duas espécies para gerar apenas um indivíduo. Uma alternativa para o estudo de genética, é trabalhar os tipos de propagação de uma maneira mais simples e que os alunos possam compreender melhor o conteúdo. Desse modo a prática foi considerada de grande valia, pois os alunos ao serem retirados de sua rotina em sala de aula, demostram mais interesse pelo assunto e, portanto, associaram melhor o conteúdo ministrado em sala de aula, a atividade possibilitou a interação entre a teoria e a prática de forma construtiva entre alunos e professor/residentes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91606
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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