O Primeiro Contato Com a Docência
Resumo
O seguinte trabalho faz referência as experiencias vividas, por duas discentes do curso de Letras (Português/ Espanhol) em início de curso através do PIBID (Projeto Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência), e como tais experiências contribuíram para a carreira acadêmica de seus integrantes e da comunidade escolar onde foram inseridos. Tem como objetivo as reflexões das discentes sobre o andamento, e a importância, do projeto no decorrer dos anos de 2018/2019, desde seu início até o atual momento, e qual foi a sua contribuição para a vida acadêmica quanto ao curso escolhido se tratando de discentes em início de curso sem experiência alguma de docência. As abordagens utilizadas, primeiramente foram de cunho documental com as análises dos PPP (Projeto Político Pedagógico) das escolas e os possíveis matérias didáticos a serem utilizados futuramente, a viabilização das reflexões fora proporcionada pelo estudo de campo realizado na escola, afinal o projeto possui como princípio a inserção de discentes na docência. O projeto se deu início em Agosto de 2018 com a seleção dos participantes, em seguida foram realizadas várias oficinas de preparo para a inserção dos discentes nas escolas. O grande grupo foi dividido em três partes, sendo distribuídos para três escolas duas no município de Jaguarão (RS) e uma em Arroio Grande (RS). A escola foco deste trabalho está localiza na cidade de Jaguarão sendo denominada como Dr. Fernando Correa Ribas, localizada no bairro Vencato. Neste ano de 2019 os discentes iniciaram as atividades em sala de aula, que ainda estão ocorrendo, sendo a área de língua portuguesa no primeiro semestre e no segundo passando a ser para a língua espanhola. Os resultados são parciais uma vez que o projeto se encontra em andamento, com tudo já existem ótimas reflexões sobre os aspectos proporcionados aos discentes e a comunidade escolar em que estão inseridos. Mesmo encontrando-se ainda em atividades possui-se uma ótima noção do quão é e vai ser importante essas atividades para a vida acadêmica e profissional, gerando não somente este, mas outros projetos e trabalhos em cima do vivido pelos discentes.