• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    POLÍTICAS EDUCACIONAIS, AVALIAÇÃO E CURRÍCULO NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ - PARANÁ

    Thumbnail
    Data
    2019-10-11
    Autor
    Thiago Rodrigues de Almeida
    Joseman dos Santos Souza Rodrigues
    Lorena Silva da Costa Leite
    Georgya de Carvalho Martins
    Laura Mayer de Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Nesta escrita pretende-se mencionar um pouco sobre o cotidiano das escolas públicas do município de Paranaguá e como as Políticas Públicas se revelam na prática pedagógica considerando o currículo e a forma como a avaliação acontece. Percebe-se que as mudanças na legislação em relação ao ingresso da criança pequena na escola, no que se refere ao tempo obrigatório destinado para o Ensino Fundamental etapa I e II, aumentou de oito para nove anos a partir de 2005, outras questões como o lugar da criança entre 0 e 4 anos na educação infantil, questiona-se ainda a permanência desta faixa etária nas escolas de Ensino Fundamental, porém o intuito de atender uma demanda crescente de crianças e a obrigatoriedade da criança de 04 anos estar na escola tornou inevitável que a prefeitura de Paranaguá dispensasse espaço na escola de Ensino Fundamental para acolher essa criança, porém em contra partida a escola não encontra o jeito de fazer o atendimento para a Educação Infantil de maneira adequada, considere-se a mobília e o tempo do Ensino Fundamental, mas principalmente o profissional que muitas vezes pode não está preparado para entender a Educação Infantil como um universo de estudo em que o objeto seja o desenvolvimento da criança a partir das brincadeiras e interações, pilares importantes para esta etapa da vida da criança. A interação entre as crianças de idades tão diferentes entre outras situações comprometem o desempenho das crianças e dos profissionais e acabam por colocar esta política em foco para reflexão. Houve a antecipação da alfabetização, no entanto o foco de trabalho apoiado numa metodologia de ensino e de avaliação bastante reprodutivistas continua sendo o mesmo, ou seja, uma lista de conteúdos por disciplinas sendo o norte de todo o trabalho. Pode-se elencar ainda outras situações neste município como, por exemplo, orientações (Políticas) sobre como atender dentro da legislação a criança com necessidade especial, o negro, o indígena, as crianças do campo, das ilhas, enfim a diversidade que se apresenta nas escolas. Contudo, observa-se que não há articulação entre o exposto nas políticas com a qualidade apresentada, pois se trata da avaliação ainda como um instrumento que mede o que a criança sabe e não a prática pedagógica ou não se avalia o processo, assim como o que se é ensinado nas escolas, o currículo no cotidiano se distancia do que está elencado como requisito para a formação integral do sujeito.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91607
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV