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    APORTE TEÓRICO PRELIMINAR SOBRE TAREFAS AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NOS COLÉGIOS ESTADUAIS BEATRIZ BIAVATTI E DOUTOR EDUARDO VIRMOND SUPLICY/PR

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    Data
    2019-10-13
    Autor
    Lilian Vial
    Andrieli Zarpellon
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente artigo intitulado “APORTE TEÓRICO PRELIMINAR SOBRE TAREFAS AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NOS COLÉGIOS ESTADUAIS BEATRIZ BIAVATTI E DOUTOR EDUARDO VIRMOND SUPLICY/PR” e escrito por Lilian Maria Silva Vial e Andrieli Kauana da Rosa Zarpellon, ambas acadêmicas do 2º ano do curso de Geografia – Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão, apresenta uma breve análise reflexiva sobre as tarefas avaliativas adotadas pelos professores preceptores Fabiana Sinhoratti e José Cláudio Rech, respectivamente, representantes dos Colégios Estaduais Beatriz Biavatti e Doutor Eduardo Virmond Suplicy, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Geografia, UNIOESTE – campus Francisco Beltrão. Este trabalho partiu do interesse das autoras, a partir das observações do trabalho pedagógico executado nos colégios acima nominados e tem por objetivo geral entender as tarefas avaliativas utilizadas pelos professores. Ao longo do trabalho definimos como principal aporte teórico Haydt (1998) e Libâneo (1994), embasando, essencialmente, os tipos de avaliação, relacionando estes, com os instrumentos avaliativos dos docentes, contemplando, assim, a ação investigativa do artigo. Em seguida, apresentam-se os colégios, os professores e suas reais tarefas avaliativas (contextualização investigativa), bem como os resultados desta altercação, além de como tais instrumentos avaliativos se enquadram nas seguintes tipologias: verificação, qualificação e apreciação qualitativa (LIBÂNEO, 1994). Ao fim desta breve análise, as autoras puderam constatar que o uso de tecnologias na avaliação pode se mostrar um modelo muito tradicional, já que o professor não varia na hora de avaliar, e que, para uma avaliação mais justa e que contemple as múltiplas inteligências individuais (GARDNER, 1995), é necessário que os instrumentos avaliativos sejam variados, para que os alunos possam demonstrar seu conhecimento de forma mais democrática. Todavia, foi constatado que o uso das tecnologias facilitam o interesse dos alunos, demonstrando também, o aspecto positivo dessas ferramentas. Trata-se de uma produção acadêmica, entretanto, apresenta-se de forma breve e inicial (considerações preliminares). Ademais, contou com a orientação do Professor Doutor Fernando Frederico Bernardes, colaborador da coordenação do subprojeto Geografia da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão/PR.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91604
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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