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    RPG no ensino de História: uma estratégia de combate ao racismo

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    Data
    2019-10-08
    Autor
    Regina Girardi
    Cadmiel Pereira Santos
    João dos Santos Neto
    Lucas Martins
    Rafael Pacheco Pitner
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Durante as experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre os anos de 2018 e 2019, realizadas no Colégio Estadual Bibiana Bitencurt e Colégio Estadual Rui Barbosa, ambos em Guarapuava-PR, foram constatados episódios de preconceito racial e bullying provido pelos alunos do ensino fundamental. Diante disso, é importante frisar que cabe aos profissionais da educação que sejam feitos esclarecimentos e interferências sobre tais problemáticas, sendo tal ação amparada pela lei número 10.639/03, que prevê assuntos de inclusão e discussões sobre História e cultura Africana e Afro-brasileira. Assim, buscando maior participação, aceitação e interesse dos estudantes, foram realizadas atividades e conversas sobre o tema, sendo a principal delas a realização de um jogo de RPG (Role-Playing Game) com a temática “O Quilombo dos Palmares”. O jogo tinha como finalidade tornar a abordagem do conteúdo mais dinâmica, já que seu objetivo principal é fazer com que os participantes interpretem os papeis dos personagens da história que está sendo contada. Com a realização do jogo, observou-se que a percepção dos alunos sobre uma História unicamente eurocêntrica foi modificada, já que este RPG apresentava os negros como protagonistas da história, permitindo a assimilação e desconstrução de normas e preconceitos estabelecidos. A atividade lúdica proporcionou o desenvolvimento lógico-cognitivo e social, possibilitando interação entre os participantes e a narrativa histórica, ao haver maior identificação com o tema e os personagens. Logo, esta pesquisa parte do pressuposto de que o preconceito racial, por ser parte de uma construção histórica e social, está fortemente enraizado na estrutura da nossa sociedade. Nesse sentido, o jogo de RPG poderia ser uma alternativa para trabalhar essa temática em sala de aula, fazendo uma abordagem deste conteúdo de uma forma mais interativa, possibilitando uma reflexão por parte dos alunos, a fim de desconstruir o imaginário que se formou em relação à inferioridade dos negros. Para tal abordagem serão utilizados textos que analisam tais temáticas como: “Discriminação Racial nas Escolas: entre a lei e as práticas sociais” de Hédio Silva Jr e ainda, “O uso de jogos educacionais do tipo RPG na educação” de Anita Grando e Liane Tarouco.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91610
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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