• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    COMPREENDENDO A SELEÇÃO NATURAL POR MEIO DO LÚDICO

    Thumbnail
    Data
    2019-10-07
    Autor
    Karlen Rodrigues
    Regina Furtuna
    Mara Kovalski
    Alenilce Santolin
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O lúdico no ensino de Ciências apresenta suma importância no processo de ensino-aprendizagem, caracterizado por instigar a curiosidade e o interesse dos alunos, apresenta ainda, possibilidades de sanar as dúvidas advindas das aulas teóricas e a assimilação do conteúdo com o cotidiano. Diante disso, aplicou-se uma dinâmica com alunos do 7° ano de um Colégio Estadual localizado no município de Dois Vizinhos – Paraná com o objetivo de apresentar aos alunos como as adaptações dos pássaros agem no processo de Seleção Natural. Primeiramente foi realizada uma explanação teórica do que é seleção natural e determinado como ela é importante para os seres vivos, associando com exemplos do diaadia para que os alunos entendessem de uma forma lúdica o conteúdo aplicado. Para a realização da prática os alunos foram divididos em grupos , onde receberam sementes de chia, girassol e milho para fazer a representação dos alimentos contidos no ambiente e diferentes pegadores simbolizando bicos de aves. Foram realizadas cinco rodadas, onde os alunos possuíam dez segundos para conseguirem pegar um número máximo de sementes, caso não fosse possível coletar as sementes com o objeto simulador de bico de ave, o jogador ficava fora da próxima rodada representando a extinção desse individuo no ambiente pois não conseguiu sobreviver e deixar descendentes para a próxima geração. A prática tem como objetivo, explicar aos alunos como cada ave evoluiu contendo um bico diferente dos demais e especial para seu tipo de alimentação e por fim, como a seleção natural agiu nesse processo. Como resultado, pode-se perceber que na explanação teórica o conteúdo havia sido compreendido como algo abstrato, onde mesmo sabendo o que é seleção natural, muitos não conseguiam relacionar o conteúdo com o dia a dia. Após a dinâmica, os alunos conseguiram responder as questões propostas demonstrando conhecimento sobre o conteúdo. Assim, conclui-se que o uso de diferentes metodologias de ensino, como a aplicação de jogos, se faz de grande valia no ensino de Ciências
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91608
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV