III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 301-320 of 720
-
Um olhar diferenciado para a praça municipal de Dom Pedrito – RS: ações do Programa Residência Pedagógica
(2019-10-08)O presente trabalho relata os resultados do projeto de ensino executado por em uma escola-campo do Programa Residência Pedagógica (CAPES) vinculada a UNIPAMPA, a saber: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do ... -
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS
(2019-10-07)A inclusão educacional constitui na pratica mais recente no processo da universalização da educação. Seus princípios se fundamentam principalmente na aceitação das diferenças individuais e aprendizagem através da cooperação, ... -
UTILIZAÇÃO DO MICROSCÓPIO CASEIRO PARA O ENSINO DA CITOLOGIA VEGETAL
(2019-10-08)Este trabalho apresenta uma experiência docente por meio de intervenção pedagógica, realizada por uma licencianda e dois licenciandos do Curso Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa, que ... -
O PROCESSO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KAINGANG NA TERRA INDÍGENA DE MANGUEIRINHA, PARANÁ.
(2019-10-09)O presente trabalho reflete uma pesquisa teórica e de campo do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas: Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul/PR, ... -
NÃO ALIMENTE OS MACACOS NO COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA: TEATRO COMO CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.
(2019-10-07)Em função de localizar-se adjacente à uma unidade de conservação urbana, o Colégio Estadual Padre Anchieta (Assis Chateaubriand-PR), recebe a entrada de macacos-prego (Cebus sp.) em seu pátio.Os macacos adentram o colégio ... -
O ENSINO DE CIÊNCIAS DIANTE DAS ESTRUTURAS DA ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID
(2019-10-08)A escola hoje, pelo menos em uma perspectiva teórica, encontra-se fortemente comprometida com um ensino de qualidade e com a ideia de construção da cidadania (DOS SANTOS, 2005). Como parte deste processo, o ensino de ... -
DIÁLOGOS ENTRE O ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
(2019-10-08)Este trabalho relata a prática do Projeto de Extensão “DÓ RÉ MI FAzendo Som” proposto por servidores da Assessoria Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul – PR. O projeto, que teve ... -
OFICINA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA PARA ABORDAR TEMAS RELACIONADOS A HIGIENE CORPORAL E EDUCAÇÃO SEXUAL.
(2019-10-07)Dentre os diversos conteúdos abordados nas escolas, tem-se como urgência o ensino do tema cuidados com o corpo e higiene pessoal, pois o mesmo reflete diretamente na saúde pública, entretanto devido ao excesso de conteúdos ... -
TAPEMBOL – CONSTRUÍNDO POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
(2019-10-10)O Tapembol é uma possibilidade de prática pedagógica inovadora nas aulas de Educação Física Escolar, contribuindo com o aprimoramento de habilidades corporais importantes para o desenvolvimento emocional, cognitivo, cultural, ... -
HISTÓRIA E MEMÓRIA: EXPERIÊNCIA PIBIDIANA EM GUARAPUAVA-PR
(2019-10-08)A presente pesquisa busca analisar as experiências pibidianas, referentes as discussões sobre memória histórica, desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de História nos anos 2018 e 2019 no Colégio Estadual Rui Barbosa ... -
OFICINA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA PARA ABORDAR TEMAS RELACIONADOS A HIGIENE CORPORAL E EDUCAÇÃO SEXUAL.
(2019-10-07)os diversos conteúdos abordados nas escolas, tem-se como urgência o ensino do tema cuidados com o corpo e higiene pessoal, pois o mesmo reflete diretamente na saúde pública, entretanto devido ao excesso de conteúdos e ... -
DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: FORMAÇÃO DOCENTE NO HORIZONTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
(2019-10-09)O presente trabalho trata da formação do leitor literário e, para desenvolver o tema, apresentamos uma prática pedagógica desenvolvida no Programa Residência Pedagógica, Núcleo de Língua Portuguesa, da Universidade Federal ... -
A ‘NOVA DOCÊNCIA’ A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS
(2019-10-09)O presente relato é uma análise e reflexão da experiência do estágio supervisionado no Ensino Fundamental, na área de Ciências realizado por acadêmicos/residentes do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura/Programa ... -
Pulmão Artificial: construção de um recurso didático para as aulas de ciências
(2019-10-08)Atualmente, a educação ainda apresenta algumas características de ensino tradicional, em que o método de ensino é pouco variado, o que pode tornar a aula menos atrativa e dinâmica, e acabar se tornando rotina. Assim, os ... -
POTENCIALIDADES DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNESPAR
(2019-10-08)O PIBID é um programa financiado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica da CAPES. O Programa assumiu um papel central para a formação inicial de professores nas universidade brasileiras e ... -
INVENTÁRIO DA REALIDADE Colégio Estadual do Campo Olga Benário Prestes
(2019-10-11)O artigo apresentado foi realizado em função do Programa Residência Pedagógica, o objetivo central do trabalho era uma caracterização do espaço em que a escola se situa, pontuando dessa maneira elementos que iram se inserir ... -
Preconceito Linguístico
(2019-10-07)PRECONCEITO LINGUÍSTICOAutoras: Luciana Ferraz, Márcia Lopes e Náthani Soares.Orientadoras: Ida Maria Marins, Leonor Simioni e Maura Liliane Jorge. O presente resumo tratará sobre o Projeto Didático de Gênero (PDG) elaborado ... -
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: FORMAÇÃO DOCENTE NO HORIZONTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
(2019-10-10)Este estudo tem por tema práticas de leitura e escrita de Língua Portuguesa, observadas no Programa Residência Pedagógica, da UNIPAMPA, Bagé. O núcleo de Língua Portuguesa conta atualmente com 23 residentes, alunos do curso ... -
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
(2019-10-08)A Consciência Fonológica (CF) é a capacidade do sujeito de refletir sobre a estrutura da língua e de reconhecer que uma frase pode ser segmentada em palavras, palavras em sílabas e sílabas em fonemas, e que estes podem ser ... -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE ENSINO
(2019-10-08)Esse trabalho se refere a um projeto sobre o ensino da matemática e tem por objetivo relatar uma metodologia para trabalhar com conteúdos da educação financeira. Fugindo do cronograma tradicional, foi proposto aos bolsistas ...