HISTÓRIA E MEMÓRIA: EXPERIÊNCIA PIBIDIANA EM GUARAPUAVA-PR
Resumo
A presente pesquisa busca analisar as experiências pibidianas, referentes as discussões sobre memória histórica, desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de História nos anos 2018 e 2019 no Colégio Estadual Rui Barbosa (Guarapuava – PR) e no Colégio Estadual Bibiana Bitencourt (Guarapuava – PR). No contato com os estudantes o projeto buscou abranger discussões sobre a memória histórica do município de Guarapuava-PR e sobre o Patrimônio Cultural que auxiliam na construção da identidade do cidadão guarapuavano. No campo do conceito, o projeto esperava desenvolver recursos teóricos que fossem suficientes para que as intervenções dos envolvidos, sobretudo, àqueles mais relacionados ao seu núcleo (professores e acadêmicos) pudessem não somente transmitir, mas interagir e compartilhar saberes. No primeiro momento, para o encaminhamento da pesquisa foi necessário levantar acervos de um corpus de documental sobre a memória histórica, patrimônio cultural de Guarapuava, para depois constituir a (re) elaboração da identidade histórica guarapuavana, embasada nas experiências cotidianas de acadêmicos, professores, funcionários e alunos das escolas supracitadas. Ao se tratar de escolas separadas por uma distância considerável, foi perceptível a diferença entre o sentido de história desenvolvido pelas personagens envolvidas na pesquisa. Como projeto que tem como intuito ampliar condições necessárias para a formação docente, tais experiências exigiram o aporte de recursos teórico-metodológicos para os acadêmicos se posicionarem no interior da experiência docente, complementando a formação acadêmica dos estudantes de graduação envolvidos em pesquisas tornando claro o novo lugar no processo educacional, na aquisição do saber; de aprofundamento de educadores, profissionais e pesquisadores. Evidente que a formação do profissional licenciado está intimamente vinculada a prática de ensino. Percebe-se, geralmente, que essa prática só se iniciava no momento em que o egresso adentrava o ambiente escolar, tendo diversas dificuldades de adaptação, visto que até então apenas desenvolveu sua prática dentro da academia. Assim, o objetivo era fazer com que os graduandos se aproximassem do ambiente escolar para que no momento em que começassem sua vida profissional os mesmos já estejam familiarizados com o ambiente escolar. Para alcançar esse objetivo buscou-se envolver um conjunto de metodologias que auxiliasse na compressão dessa temática como: a concepção conceitual polissêmica que envolve a noção de ensino/aprendizagem, aos recursos comunicacionais de apoio construídos com a comunidade local, até então vista como ausente na conscientização, participação e educação.