• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    POTENCIALIDADES DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNESPAR

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Stentzler Márcia
    Roberta Gagno
    KRAWCZYK Ana Carolina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O PIBID é um programa financiado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica da CAPES. O Programa assumiu um papel central para a formação inicial de professores nas universidade brasileiras e em particular na Unespar, desde 2012. O sonho de investimento nas licenciaturas tornou-se realidade com o apoio financeiro da União, devido a necessidade de formação de professores. Em 2018, a Residência Pedagógica, fomentada por edital da Capes e associada aos estágios supervisionados nas licenciaturas, passou a fazer parte desse processo formativo. Os programas induziram ações inovadoras na formação de professores com valorização das licenciaturas. Neste trabalho, objetivamos apresentar resultados relacionadas a inovação no contexto didático-pedagógico e da formação nas licenciaturas. Os dados aqui apresentados são embasados em relatórios institucionais e planejamento de ambos os Programas que atualmente beneficiam estudantes das licenciaturas dos sete campi da Universidade. Ao longo da trajetória dos Programas na instituição foram registrados inúmeros avanços no tocante a novas metodologias de ensino, produção de materiais pedagógicos, utilização das tecnologias, produção de artigos e resumos, participação em eventos das áreas, organização de eventos institucionais com o intuito de discutir sobre as licenciaturas. As licenciaturas ganharam visibilidade e a partir do PIBID, jovens do ensino médio buscaram cursos de licenciatura para sua formação. A integração com as escolas de educação básica oportunizou aos cursos de licenciatura um maior diálogo e aproximações em função dos programas. A receptividade ao Programa pelas escolas de educação básica e comunidade foi um diferencial que garantiu o seu sucesso.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91366
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV