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    UTILIZAÇÃO DO MICROSCÓPIO CASEIRO PARA O ENSINO DA CITOLOGIA VEGETAL

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    Data
    2019-10-08
    Autor
    Luan Monteiro
    Elizama Almeida
    Jordano Braga
    Marcio Cavagnari
    Danislei Bertoni
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho apresenta uma experiência docente por meio de intervenção pedagógica, realizada por uma licencianda e dois licenciandos do Curso Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa, que participam do programa Residência Pedagógica. A atividade envolveu a construção e utilização de um microscópio caseiro como proposta de material alternativo no ensino da citologia vegetal, para professores de Ciências que lecionam para alunos da educação básica. Considerando que uma das grandes dificuldades de professores que intentam trabalhar com atividades de natureza experimental é a falta de acesso a materiais que auxiliam em suas práticas docentes e a possível falta de assimilação por parte dos alunos, quando a atividade acontece, por ser feita de maneira a qual o aluno não entenda. A referida atividade realizou-se na forma de projeto, com um grupo de alunos de 6° ao 9° ano, do Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, no município de Ponta Grossa, no Paraná, e apresentado na 3° Mostra Cultural realizada pelo colégio. Sabe-se que a utilização do microscópio é de fundamental importância no ensino da citologia vegetal, visto que, o olho humano não possui esta capacidade de visualização ampliada, a qual auxilia diretamente o ensino e a aprendizagem. Tendo isso em vista, a construção de um microscópio caseiro retira a concepção dos docentes que um microscópio possui uma difícil aquisição, visto que o microscópio caseiro, possui um custo baixíssimo para sua confecção; retira também, a possível ideia abstrata que os alunos possuem sobre células, tornando o aprendizado mais significativo e proveitoso para os mesmos. A construção e utilização do microscópio caseiro, tem como objetivo se tornar uma opção que visa a diversificação nas metodologias de ensino, pois se torna viável por possuir um baixo custo o que tende a gerar um estímulo aos docentes a procurarem cada vez mais outras metodologias para que seus alunos interajam e construam um conhecimento sobre citologia vegetal. Com isso, a referida atividade de intervenção pedagógica objetivou estimular professores e alunos para a construção e utilização de práticas diversificadas e acessíveis no Ensino de Ciências, já que, a inovação e a acessibilidade tendem a tornar o ensino mais atrativo e palpável.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91381
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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