INVENTÁRIO DA REALIDADE Colégio Estadual do Campo Olga Benário Prestes
Data
2019-10-11Autor
Elias Ferreira
Flávio Pereira
Jeferson Barbosa
Kelly Vieira dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O artigo apresentado foi realizado em função do Programa Residência Pedagógica, o objetivo central do trabalho era uma caracterização do espaço em que a escola se situa, pontuando dessa maneira elementos que iram se inserir no contexto escolar. Os levantamentos de dados e pesquisa, se apresenta como uma maneira de Inventário da Realidade, mapeando o contexto, e estruturando para futuras pesquisas. O estudo exploratório da comunidade nos permite observar elementos ligado ao contexto escolar como: agricultura familiar camponesa, espaço como área de assentamento, os movimentos sociais, e o ponto central, à educação, nesse caso a Educação do Campo. A centralidade sobre a Educação do Campo aqui apresentada, remete o grande desmantelar que se apresenta a educação nacional, essa perspectiva de educação tem como objetivo compreender as especificidades dos sujeitos do campo, uma construção de educação a partir da realidade dos sujeitos, ideia essa que contrapõem a educação homogêneas refletida pelo sistema Capitalista. A análise em perspectiva teórica, pontuando os elementos de construção da Educação do Campo a partir da análise de CALDART (2008), sobre o nascimento da Educação do Campo como uma luta dos Movimentos Sociais, nesse caso, a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sobre o embate da escola de fazendo a leitura de PISTRAK (2000), se baseando na estrutura da escola como ela se apresenta na sociedade. A escola se apresenta fragilizada em alguns aspectos, no planejamento por a pouca inserção dos alunos, e com relação aos professores que se apresentam desestruturado ao procurar uma saída para os problemas escolares, a reorganização desse planejamento se mostra essencial para o organização escolar e para a implantação da Educação do Campo para atender esses polos fragilizados.