• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    INVENTÁRIO DA REALIDADE Colégio Estadual do Campo Olga Benário Prestes

    Thumbnail
    Data
    2019-10-11
    Autor
    Elias Ferreira
    Flávio Pereira
    Jeferson Barbosa
    Kelly Vieira dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O artigo apresentado foi realizado em função do Programa Residência Pedagógica, o objetivo central do trabalho era uma caracterização do espaço em que a escola se situa, pontuando dessa maneira elementos que iram se inserir no contexto escolar. Os levantamentos de dados e pesquisa, se apresenta como uma maneira de Inventário da Realidade, mapeando o contexto, e estruturando para futuras pesquisas. O estudo exploratório da comunidade nos permite observar elementos ligado ao contexto escolar como: agricultura familiar camponesa, espaço como área de assentamento, os movimentos sociais, e o ponto central, à educação, nesse caso a Educação do Campo. A centralidade sobre a Educação do Campo aqui apresentada, remete o grande desmantelar que se apresenta a educação nacional, essa perspectiva de educação tem como objetivo compreender as especificidades dos sujeitos do campo, uma construção de educação a partir da realidade dos sujeitos, ideia essa que contrapõem a educação homogêneas refletida pelo sistema Capitalista. A análise em perspectiva teórica, pontuando os elementos de construção da Educação do Campo a partir da análise de CALDART (2008), sobre o nascimento da Educação do Campo como uma luta dos Movimentos Sociais, nesse caso, a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sobre o embate da escola de fazendo a leitura de PISTRAK (2000), se baseando na estrutura da escola como ela se apresenta na sociedade. A escola se apresenta fragilizada em alguns aspectos, no planejamento por a pouca inserção dos alunos, e com relação aos professores que se apresentam desestruturado ao procurar uma saída para os problemas escolares, a reorganização desse planejamento se mostra essencial para o organização escolar e para a implantação da Educação do Campo para atender esses polos fragilizados.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91369
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV